Geral Contas Abertas
Operação contra facção prendeu 19 pessoas em Bento Gonçalves
Todos foram recolhidos à penitenciária. Além das prisões, vários veículos de luxo foram apreendidos.
15/06/2024 10h55 Atualizada há 1 ano
Por: Marcelo Dargelio
Todos os presos na operação foi recolhidos ao presídio - Foto: Susepe/Divulgação

A Operação Constas Abertas, que atacou diretamente as lideranças da facção Os Aberto em Bento Gonçalves, prendeu 19 pessoas na Capital do Vinho. Este foi o saldo dos cumprimentos de mandados de prisão, busca e apreensão realizados na cidade ao longo da sexta-feira, 14 de junho. Todos foram recolhidos à Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PENEBG).

A operação contou com a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS). Cerca de 400 agentes cumpriram as ordens judiciais, incluindo cerca de 50 mandados de busca, em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, São Valentim do Sul, Guaporé e Barros Cassal, além de outros em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. De todas as prisões realizadas, 19 foram feitas em Bento Gonçalves, considerada a cidade base da facção criminosa. Muitos dos presos são considerados lideranças e com poder de decisão no esquema criminoso.

Somente a 2ª Delegacia de Polícia ficou responsável pelo cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva de acusados de envolvimento com a facção. Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), foram realizados 8 autos de prisão em flagrante, com 9 pessoas presas e um menor apreendido.  Entre os presos estão pessoas que eram utilizadas no esquema de lavagem de dinheiro da facção, bem como responsáveis pela contaabilidade do esquema criminoso. 

Continua após a publicidade

Pelo menos cinco imóveis foram sequestrados pela justiça, além de 25 veículos apreendidos. Em Bento Gonçalves, veículos avaliados em mais de R$ 350 mil foram apreendidos, como modelos Toyota Hilux SW4. Eles foram levados para Porto Alegre e ficarão à disposição para serem utilizados pelos órgãos de segurança como viaturas discretas.

Veículos apreendidos em Bento Gonçalves foram levados para Porto Alegre - Foto: NB Notícias