Economia Negócios
Dia do Revendedor: como a revenda contribui para a economia
A revenda, intermediando produtos entre fabricantes e consumidores, é um pilar vital da economia brasileira, destacando-se no mercado global de Ven...
13/06/2024 11h12
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Um revendedor é uma pessoa física ou jurídica que compra produtos ou serviços de um fabricante, distribuidor ou outro fornecedor, e os vende a consumidores finais ou outros negócios. Ele atua como intermediário na cadeia de suprimentos, facilitando a distribuição de produtos desde a produção até o consumo. 

Segundo dados da ABEVD - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, atualmente cerca de 4 milhões de revendedores estão registrados formalmente no Brasil, isso contribui diretamente para que o país ocupe a 7ª posição mundial em Vendas Diretas e liderança do Setor na América Latina desde 2022, de acordo com a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas (World Federation of Direct Selling Associations – WFDSA).  

No ano de 2023, os produtos comercializados através de revendas geraram uma receita aproximada a R$ 47 bilhões, isso somando os que utilizaram o modelo de marketing multinível ou mononível para alcançar seus clientes, ainda segundo a pesquisa da ABEVD

Outro número que destaca a importância do profissional dedicado à revenda, são os dados coletados pela revista Direct Selling News (DSN), que anualmente publica um ranking das empresas que mais faturaram com venda direta. Segundo essa lista, nos anos de 2018 a 2020 a Produtos Avon Inc. esteve entre as 3 primeiras, faturando em média US$ 5 bilhões, uma empresa que de acordo com a Serasa é conhecida entre os brasileiros por seus revendedores.

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Após o ano de 2020, a lista DSN Global 100, que mostra uma perspectiva global da indústria, continuou fazendo seu levantamento. Natura&Co, outra empresa brasileira, liderou entre as 3 empresas com maiores lucros por quatro anos consecutivos e é conhecida nacionalmente por seus revendedores espalhados em todo o território nacional, segundo Serasa.

E não é apenas no setor de cosméticos que a revenda tem gerado lucro. “O ramo gráfico tem investido cada vez mais em produtos com custo-benefício acessível para a venda direta. Mas, essa parceria com microempreendedores perdura anos e tende a crescer cada vez mais, assim como a economia do país”, ressaltou Kaleb Carmo, gerente de custos da Gráfica Online FuturaIM.  

Segundo a Confere, empresas como a FuturaIM, que incentivam o surgimento de novos revendedores, foram determinantes para o surgimento de leis e organizações que reconhecem esses profissionais, como a lei nº 4.886/65, que posteriormente deu origem ao Dia do Revendedor, comemorado no dia 20 de Junho, e ao Conselho Federal dos Representantes Comerciais, que se trata de um movimento da categoria pelo reconhecimento da profissão. 

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“Os revendedores fazem parte da nossa história, eles simbolizam mais que lucro, são parceiros que vestem a camisa e representam a marca por onde passam. A FuturaIM procura sempre oferecer as melhores condições para que essa colaboração seja vitalícia, como agora no mês do revendedor que dedicamos boa parte do mês exclusivamente para eles, e a intenção é que essa relação cresça cada vez mais, trazendo sucesso para ambas as partes”, finalizou Kaleb. 

O levantamento da DSN mostra que em um mercado competitivo e em constante transformação, é crucial que empresas e revendedores trabalhem em conjunto, compartilhando uma visão de crescimento e sucesso mútuo. Assim como os dados coletados pela ABEVD sinalizam que o futuro promete ainda mais inovação e oportunidades, e com colaboração e dedicação, o setor de revenda continuará a ser uma força incomparável na economia brasileira.