Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...
Congresso vai votar o veto de Lula para proibir saidinha de presos
O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) reúne-se nesta quarta-feira (24), às 19 horas, com 32 vetos em pauta. Entre eles está a proibição de presos no regime semiaberto saírem do presídio.
24/04/2024 09h34 Atualizada há 4 semanas
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara

O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) reúne-se nesta quarta-feira (24), às 19 horas, com 32 vetos em pauta. De acordo com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), a prioridade são os vetos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) . Mas líderes da base do governo articulavam, na noite desta terça (23), o adiamento da votação. Também estão na pauta os vetos parciais à lei da saída temporária dos presos ( Lei 14.843/24 ) e à Lei Geral do Esporte .

De acordo com senador, a rejeição de alguns vetos já está sendo negociada entre representantes do governo e lideranças do Senado e da Câmara dos Deputados. Está na pauta da sessão, projeto que acaba com a saída temporária dos presos, a "saidinha", em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal. Após votação no Congresso, o governo retomou duas possibilidades para o preso em regime semiaberto, que não tenha cometido crime grave ou hediondo:

1 - visitar a família;
2 - participar de atividades que contribuam para o retorno ao convívio social.

Durante a votação desta quarta, os parlamentares podem derrubar esses dois tipos de saidinha.

Continua após a publicidade