Saúde Campanha
Grupos prioritários não têm buscado a vacinação contra a gripe em Bento Gonçalves
A meta da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 46 mil moradores dos grupos até final de maio, mas somente 8,7 mil pessoas buscaram o imunizante até o momento.
15/04/2024 12h19 Atualizada há 1 mês
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
O Dia D de Vacinação contra a gripe ocorreu no último sábado, 13. Crédito: Rodrigo De Marco / Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

A busca pela vacinação contra a gripe em Bento Gonçalves está baixa. Até o final da campanha nacional, em maio, a meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários da cidade, sendo 46.312 pessoas, porém, somente um pouco mais de oito mil moradores procuraram a dose nos postos de saúde. No último sábado, 13, foi realizado o Dia D e 1750 pessoas foram vacinadas. 

Nesta etapa da 26ª Campanha de Vacinação, que segue até dia 31 de maio, apenas os grupos prioritários estão recebendo a dose. Conforme os dados da assessoria de imprensa da Prefeitura de Bento Gonçalves, somente 8.748 pessoas dos grupos foram imunizadas até o momento, faltando mais de 37 mil moradores. No último sábado, 13, foi realizada o Dia D de vacinação nas unidades de saúde dos bairros e unidade móvel, na Via del Vino, e 1.750 pessoas buscaram a vacina. 

Para a Coordenadora de imunização Luiza do Rosário, o número da ação do Dia D é considerado bom. “Nós tivemos um excelente dia de vacinação, demonstrando que a população está consciente da importância de se vacinar e evitar possíveis quadros gripais, ainda mais nessa fase dos grupos prioritários, que estão mais suscetíveis a possíveis complicações por conta da gripe. É importante que todos se imunizem”, destaca Rosário. 

Confira os grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a < 2 anos
Crianças de 2 anos a < 6 anos
Pessoas de 60 e mais
Gestantes
Puérperas
Indígenas vivendo fora de terra indígena
Indígenas vivendo em terra indígena
Trabalhadores de saúde
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
População privada de liberdade (18 anos e mais)
Funcionário do sistema de privação de liberdade
Comorbidades
Professores
Forças Armadas
Pessoas em situação de rua
Forças de segurança e salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso

Continua após a publicidade

Onde buscar a vacina?

A imunização pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde. Lembrando que a sala de vacinas da Unidade Central, está localizada no Centro de Referência Materno Infantil. O horário é das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.