Educação Reconhecimento
UCS Bento é beneficiada por programa do Ministério da Saúde
Através do PET-Saúde, alunos da universidade vão articular formação acadêmica e serviços de saúde à comunidade. O projeto da instituição foi selecionado junto com outros 150 de todo o país.
10/04/2024 14h21
Por: Renata Oliveira Fonte: Exata Comunicação

Os horizontes da formação acadêmica na UCS Bento se expandem ainda mais com a inclusão de duas novas formações em menos de um ano: Enfermagem e Biomedicina. E agora, um novo marco se estabelece, colocando a universidade em uma condição até então inédita. Pela primeira vez, os acadêmicos da instituição estarão imersos em um programa liderado pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação, que promove a integração entre ensino, serviço e comunidade.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e as universidades, visa fortalecer a formação acadêmica através do ensino, pesquisa, extensão universitária e participação social. "A oferta de práticas nesse campo de estudo aos nossos acadêmicos é uma ratificação da excelência de nosso ensino e do nosso comprometimento com as comunidades onde atuamos", destaca Fabiano Larentis, sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi).

O projeto da UCS Bento, um dos 150 selecionados pelo edital PET-Saúde em todo o país, foi elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tendo como foco a temática da equidade. Suzete Claus, líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (CNPq) e coordenadora do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Saúde Coletiva da UCS, destaca que essa classificação reforça a qualidade e o interesse da instituição em promover a integração entre ensino, serviço e comunidade. “Estar nesse edital nos coloca no patamar de grandes instituições públicas, principalmente federais, de todo país, ampliando nossa visibilidade junto aos Ministérios da Saúde e da Educação, o que possibilita a participação de outros programas e projetos. Dessa forma, nos apresentamos como instituição com grande interesse em implementar atividades de integração ensino-serviço-comunidade, utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da equidade em saúde voltada às trabalhadoras do SUS e na educação interprofissional em saúde contribuindo para o desenvolvimento do SUS”, salienta a educadora.

Continua após a publicidade

As atividades do projeto PET-Saúde

Equidade no Carvi serão desenvolvidas em um dos três eixos propostos pelo edital, o Eixo 2, tomando como temática central a valorização e a saúde mental dos trabalhadores e das trabalhadoras no âmbito do SUS relacionadas ao trabalho na saúde. “Nós temos como objetivos caracterizar o perfil de saúde mental dos profissionais da UPA Zona Sul de Bento Gonçalves, considerando os marcadores de gênero e raça, e implementar ações específicas para reduzir o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho e qualificar mecanismos institucionais para promoção e reabilitação da saúde mental dessas equipes”, explica a pesquisadora.

Edital institucional selecionará acadêmicos

Continua após a publicidade

De acordo com ela, serão formados dois grupos de aprendizagem tutoriais (GAT), sendo cada um deles constituídos por dois tutores (professores da UCS Bento), dois preceptores (equipe da SMS) e oito estudantes bolsistas, selecionados através de edital institucional, cuja abertura ocorrerá nos próximos dias. Além disso, serão selecionados oito estudantes voluntários para compor o cadastro de reserva de cada um dos grupos. Assim, serão 16 vagas remuneradas e 16 para voluntários, envolvendo acadêmicos de sete cursos – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Direito e Pedagogia.

Dessa forma, as equipes atuarão de forma interprofissional, com atividades na UPA e na UCS Bento, de modo a priorizar a diversificação dos cenários de práticas e objetivando a dinâmica do trabalho em saúde. “É um grande meio para fortalecer o conceito de humanização do cuidado, principalmente das trabalhadoras, e o princípio da integralidade da assistência no contexto das redes colaborativas na formação para o SUS. Também, para desenvolver e estimular na própria universidade a participação dos atores envolvidos nos grupos tutoriais em seminários e oficinas, entre outras atividades”, pontua Suzete.

Embora essa seja a primeira participação da UCS Bento no programa, o campus-sede já teve vários projetos classificados no mesmo edital, e novamente está contemplado nesse. Para Suzete, a participação da UCS Bento no PET Saúde representa inúmeras possibilidades. Uma delas é consolidar processos em andamento e construir experiência e conhecimentos que sirvam para o fortalecimento dos processos de ensinar e aprender na rede de serviços na lógica interprofissional. Além disso, fortalece a parceria com a SMS de Bento Gonçalves, garantindo espaços de aprendizagem em serviço, e coloca a UCS na vanguarda do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das trabalhadoras no âmbito do SUS.