Geral Golpe
Criminosos utilizam nome de farmácias para aplicar golpes em Nova Prata
Golpistas estão clonando as redes sociais de farmácias do município para efetuar vendas online para os consumidores.
09/04/2024 17h40
Por: Kevin Sganzerla

A Vigilância Sanitária de Nova Prata emitiu um alerta, nesta terça-feira (9), através de suas redes sociais, informando sobre um novo golpe que está afetando as farmácias e a comunidade local do município. 

De acordo com o comunicado, indivíduos se passando por funcionários da Vigilância Sanitária têm entrado em contato com as farmácias do município, alegando que o estabelecimento foi denunciado por não disponibilizar determinado produto. Os golpistas então solicitam que um representante da farmácia acesse um link enviado por mensagem para "dar baixa" na suposta denúncia. No entanto, ao clicar no link, as redes sociais do estabelecimento são clonadas, permitindo que os criminosos vendam produtos aos clientes, mas sem realizar as entregas.

Para prevenir esses incidentes, a Vigilância Sanitária recomenda que os representantes dos estabelecimentos verifiquem cuidadosamente a autenticidade dos contatos telefônicos de supostos funcionários da entidade e, sobretudo, evitem clicar em links suspeitos.

Além disso, os consumidores são aconselhados a realizar suas compras diretamente nos estabelecimentos, evitando transações suspeitas por meio de redes sociais ou links desconhecidos. Em caso de ocorrências do golpe, os estabelecimentos e as vítimas devem registrar uma ocorrência na Delegacia Civil.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que esse mesmo golpe já foi relatado em outros municípios e estados. O número de contato da Vigilância Sanitária de Nova Prata é (54) 3242-9914, o mesmo utilizado pelo telefone fixo da entidade.