Esporte Capoeira
Bento-gonçalvense conquista título nos Jogos Europeus de Capoeira, na Suíça
Luan de Barba, conhecido como Cordilheira, faturou o 3º lugar na categoria A em duas modalidades
03/04/2024 10h50 Atualizada há 1 mês
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

O capoeirista bento-gonçalvense Luan de Barba, conhecido como Cordilheira, obteve resultados expressivos em sua primeira participação nos Jogos Europeus de Capoeira, realizados entre os dias 28 de março e 1º de abril, na cidade de Sion, na Suiça. O atleta obteve o terceiro lugar na categoria A em duas modalidades. Além dele, o seu aluno, Willian R. Longhi, de Nova Prata, também faturou uma medalha da competição. 

Os atletas estiveram representando o país na categoria Euro-Brasileira, com a participação de capoeiristas de diversos paísesno do velho continente. O Cordilheira recebeu premiação dos "Melhores Jogos de Benguela" e "São Bento de Abadá". Willian, por sua vez, ficou com o terceiro lugar no "Melhor Jogo de Siriúna". 

Além de competir na Suíça, Cordilheira vai conhecer a cultura da capoeira e ministrar aulas em diversos países do velho continente, como Espanha, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e França. "A Abadá Capoeira, nossa escola de capoeira, está presente na Europa há mais de 25 anos, e ela trabalha em diversos países. Através da capoeira vamos conhecer os trabalhos realizados aqui por brasileiros que se mudaram para a Europa e também capoeiristas oriundos dos país daqui", comenta Cordilheira, que complementa:

"Estaremos visitando e conhecendo o trabalho, a cultura existente em cada país. Está sendo muito enriquecedor e, com toda certeza, é uma coisa que vamos levar para Bento Gonçalves, para os nossos alunos, e vamos estimular o pessoal a estar treiando e se capacitando para que, um dia, também possam vir a conhecer esses locais, a exemplo de Willian, que está junto comigo e que é fruto de um projeto social", pondera o capoeirista. 

Continua após a publicidade

No momento, os capoeiristas da Serra Gaúcha vão participar de aulas de capoeira na Alemanha e, posteriormente, rumam para outros países do velho continente para conhecer o trabalho da Abadá Capoeira e na Europa e a cultura da modalidade nesses países.