Geral Páscoa
Encenação da Paixão de Cristo é atração no Morro do Salgado em Bento
Evento acontece a partir das 18h desta sexta-feira, 29, com procissão a partir da Igreja de São Pedro até o Morro da Cruz do Salgado.
29/03/2024 10h04 Atualizada há 1 mês
Por: Marcelo Dargelio
Encenação da Paixão de Cristo chega a sua 45ª edição no Morro da Cruz do Salgado - Foto: Divulgação

A Sexta-feira Santa marca mais uma noite especial em Bento Gonçalves. Além das tradicionais missas que ocorrem nas igrejas da cidade, a Capital do Vinho terá a tradicional encenação da Paixão de Cristo do Morro da Cruz do Salgado. O evento inicia a partir das 18h, com procissão dos fiéis até o morro e, posteriormente, o evento artístico que chega a sua 45ª edição. Em caso de chuva, a encenação e a procissão serão cancelados. 

Com apresentações há mais de quatro décadas, a encenação da Paixão de Cristo é feita por cerca de 50 fiéis da região que celebram um dos atos mais simbólicos da religião cristã. A Paixão de Jesus Cristo é um dos ciclos da Sua vida, o último, na verdade. Nele se inserem todos os episódios que medeiam a Última Ceia e a morte na cruz. O termo "paixão" provém do latim passio, que indica sofrimento.

A cruz do Morro do Salgado é um dos mais antigos marcos históricos de Bento Gonçalves. No ano de 1899, foi cravada a primeira cruz no local, em madeira, com aproximadamente quatro metros de altura. O engenheiro Pedro Salgado identificou o morro como sendo o mais alto do municipio.

Em 1948, a cruz de madeira foi substituída por uma de concreto, abençoada pelo padre Ângelo Mugnol. Instituida em 1976, peio padre Oscar Berthoido, a romaria à Cruz do Salgado foi oficializada pela Paróquia Santo Antônio em 2004 e tem o objetivo de proporcionar um momento de oração e reflexão aos fiéis de Bento Gonçalves.

Continua após a publicidade