Meio Ambiente Cuidado
Lagarto Godzilla passa por tomografia no Instituto Hospitalar Veterinário da UCS
réptil, agora integrante do plantel do Zoológico da UCS, é um exemplo da assistência prestada pela instituição aos animais silvestres e atua como embaixador da conscientização pela saúde animal.
28/03/2024 11h21
Por: Renata Oliveira
No dia 26 de março, o lagarto passou por um exame de tomografia para avaliar sua recuperação. Crédito: Divulgação/UCS

No Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (IHVET), um lagarto carinhosamente chamado de Godzilla passou por um exame de tomografia computadorizada. O réptil, agora integrante do plantel do Zoológico da UCS, é um exemplo da assistência prestada pela instituição aos animais silvestres e atua como embaixador da conscientização pela saúde animal.

A jornada de Godzilla começou quando ele chegou à UCS em novembro de 2022, resgatado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) em Caxias do Sul. O lagarto apresentava uma série de problemas de saúde, incluindo a impossibilidade de mover as patas traseiras e outros movimentos, devido a uma fratura na coluna e outras lesões decorrentes de ação humana.

O tratamento dedicado a Godzilla incluiu acupuntura, fisioterapia e estímulos para execução das necessidades fisiológicas. O médico veterinário responsável técnico pelo Zoológico da UCS, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, destacou os esforços para melhorar a qualidade de vida do animal, incluindo o uso de uma cadeirinha de rodas em forma de skate, desenvolvida por uma aluna de Medicina Veterinária em estágio curricular no Zoo.

No dia 26 de março, o lagarto passou por um exame de tomografia para avaliar sua recuperação. A médica veterinária e professora da UCS, Claudia Giordani, explicou que o exame identificou proliferação óssea na coluna vertebral, com compressão parcial da medula espinhal. Com base nos resultados, será considerada a necessidade de novos procedimentos ou intervenções cirúrgicas.

Continua após a publicidade

O Zoológico da UCS, em atividade desde 1997, é um centro de referência em recuperação e abrigo de animais silvestres. Além disso, o Complexo de Saúde Animal da Universidade, que inclui o IHVET inaugurado em 2022, oferece serviços veterinários, oportunizando consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações, além de ser um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde animal.