Educação Educação
Debate sobre a implementação do Ensino Médio no Brasil encerra a 1ª Semana Estadual da Educação
Com o propósito de debater e refletir sobre as ações exitosas de implementação da reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul e no Brasil, a titul...
15/03/2024 16h54
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Com o propósito de debater e refletir sobre as ações exitosas de implementação da reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Sul e no Brasil, a titular da Secretaria da Educação (Seduc), Raquel Teixeira, recebeu, na manhã desta sexta-feira (15/3), Dia da Escola, o superintendente Nacional de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi), Wisley Pereira. O evento, que conclui as atividades da 1ª Semana Estadual da Educação e marcou a data, foi transmitido pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Raquel destacou ações do governo do Estado que reforçam a importância da permanência dos alunos em sala de aula e do combate à evasão escolar, especialmente no Ensino Médio.

Entre os programas prioritários para reforçar essa etapa de ensino, estão o Todo Jovem na Escola, que deposita mensalmente uma bolsa de incentivo para os estudantes; a ampliação do número de escolas que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral; a implantação do Ensino Médio Gaúcho; e a preparação dos estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A secretária Raquel destacou a programação da semana e a ênfase dada ao debate sobre gestão pública, à aproximação entre jovens aprendizes de escolas técnicas estaduais e empresas do setor produtivo e à implementação do Ensino Médio em todo país.

Continua após a publicidade

“A institucionalização da Semana Estadual da Educação no Rio Grande do Sul é um importante marco para celebrarmos as conquistas e refletirmos sobre os desafios para a construção de uma educação de qualidade, voltada para o século 21, em que a tecnologia deixa de ser mais uma ferramenta e passa a integrar o processo de elaboração do conhecimento", afirmou Raquel.

Wisley Pereira explicou um pouco sobre o papel do Sesi como maior rede de educação básica fora do governo. Ele falou sobre as mudanças e adaptações que foram feitas mais recentemente. “Da mesma forma que ocorreu em outros Estados, nós passamos por processos de avaliação das mudanças e lapidamos alguns temas que integram o currículo do Ensino Médio", disse.

Nós optamos pela criação de um programa específico para formação de coordenadores e professores, bem como pela elaboração de uma matriz curricular embasada nas competências e habilidades do mundo do trabalho, divididas por áreas do conhecimento. Além disso, a partir da modernização da matriz, o currículo do Ensino Médio será composto por aulas regulares, Projeto de Vida, aceleração da aprendizagem e itinerário formativo técnico e profissional”, detalhou Pereira.

Continua após a publicidade

Semana da Educação

A 1ª Semana Estadual da Educação do RS começou na segunda-feira (11/3) e promoveu uma série de debates com representantes do poder público e da iniciativa privada. Na pauta foram abordados temas como a aproximação dos estudantes da Rede Estadual com o mundo do trabalho e com empresas do setor produtivo para geração de oportunidades; a gestão pública da educação; as avaliações educacionais; e a implementação do Ensino Médio Gaúcho.

Na terça-feira (12/3), ocorreu o lançamento oficial do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê). A cerimônia, realizada no Palácio Piratini, contou com a presença do governador Eduardo Leite. A iniciativa, que visa assegurar a alfabetização dos estudantes, possui uma previsão orçamentária anual de R$ 47,5 milhões. A ação conta com a adesão de todos os municípios do Estado e beneficia 235 mil estudantes do 1º e do 2° ano do Ensino Fundamental das redes municipais e da Rede Estadual.

Raquel Teixeira, Eduardo Leite, Maristela Guasselli e Luciano Orsi celebraram importância do programa para o futuro do RS -Foto: Maurício Tonetto/Secom

A entrega dos cartões aos beneficiários do programa Todo Jovem na Escola também foi iniciada na terça. Responsável pela emissão, o Banrisul está fazendo a distribuição de mais de 100 mil unidades nas agências bancárias dos municípios de residência dos estudantes. A primeira recarga de R$ 150, referente ao auxílio-material escolar, já está à disposição dos alunos. O cartão emitido em nome dos estudantes é uma novidade do programa, que foi reformulado no ano passado. Até então, os valores eram creditados no Cartão Cidadão do responsável familiar.

Ainda ne terça-feira, foi exibido o documentário Nunca me sonharam no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas. A ação ofereceu a mais de 200 estudantes de escolas estaduais a oportunidade de assistirem à obra. Filmado em 2017, com apoio do Instituto Unibanco, a película dirigida por Cacau Rhoden mostra a realidade do Ensino Médio brasileiro por meio de relatos de estudantes, gestores, professores e especialistas. Ele já foi exibido em sete países. Após a sessão, foi realizado um debate sobre a educação pública.

Na quarta-feira (13/3) foi realizado o 2º Seminário Estadual de Gestão da Educação Pública – Jovem de Futuro. Foram discutidos temas diversos, como proteção à trajetória acadêmica dos estudantes do RS, potencialidades das avaliações educacionais no contexto gaúcho e bem-estar, convivência e a dimensão relacional da gestão escolar. O evento contou com a presença da titular da Seduc, Raquel Teixeira, e do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

A partir de 2024, 696 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual, em 20 coordenadorias regionais de educação, integram o Programa Jovem de Futuro, que utiliza uma metodologia específica para organização dos processos de gestão educacional e escolar. O foco está no estudante, na promoção da coerência interna do sistema e no aprendizado contínuo dos gestores das três instâncias da educação pública: Secretaria da Educação, coordenadorias regionais e escolas estaduais.

No mesmo dia, na sede do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi realizado o 1° Encontro do Programa Partiu Futuro, que reuniu representantes de entidades privadas e alunos das escolas técnicas estaduais. O objetivo foi promover uma aproximação para que os estudantes sejam contratados como jovens aprendizes. Quatro instituições já assinaram o termo de adesão para contratação futura dos jovens aprendizes: Ceasa, Instituto Caldeira, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas e Sindilojas Porto Alegre.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom