Esporte Obras públicas
Obras da pista de atletismo em Bento finalmente vão sair do papel
Empresa Concresul ganhou o processo licitatório e vai construir a pista, que custará mais de R$ 500 mil.
06/03/2024 13h26
Por: Marcelo Dargelio

Parece que finalmente a tão esperada Pista de Atletismo de Bento Gonçalves vai sair do papel. A licitação, que teve quatro desistências consecutivas, finalmente teve uma empresa vencedora. Com isso, as obras devem começar ainda no primeiro semestre. 

A Prefeitura de Bento anunciou a construção de uma pista oficial de atletismo, prometendo criar um espaço público exclusivo para os entusiastas de caminhadas, corridas e maratonas ainda em 2019, no governo de Guilherme Pasin. Porém, o processo licitatório foi ocorrer somente em 2022. Neste período, foram quatro licitações sem nenhuma empresa interessada.

Com um investimento previsto de R$ 533.749,99, totalmente financiado por recursos federais, a obra representa um avanço significativo para o esporte local. A captação desses recursos foi uma conquista de 2019, junto ao Ministério da Cidadania. O secretário Eduardo Virissimo destaca a importância de ter um espaço dedicado à prática esportiva, considerando a limitação de acesso à pista do SESI, gerida por uma entidade privada e frequentemente fechada ao público.

A escolha do antigo campo municipal para sediar a pista surge como uma solução estratégica após a análise das implicações legais e logísticas que envolviam o Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, um terreno de propriedade privada. O secretário salientou o potencial do novo local, mencionando que, além de sua localização favorável, há planos para transformá-lo em um complexo esportivo no futuro. A pista terá tamanho oficial, com quatro raias, adequando-se tanto para o uso da comunidade quanto para atletas de alto rendimento em busca de um local apropriado para treinamentos específicos.

Continua após a publicidade

A iniciativa não beneficia apenas os atletas locais, mas também coloca Bento Gonçalves no mapa como um centro de referência para o atletismo, com potencial para sediar competições oficiais estaduais e nacionais. À medida que o projeto avança, a expectativa é que a nova pista se torne um ponto de encontro para atletas e entusiastas do esporte, incentivando ainda mais a prática de atividades físicas na comunidade.