Região Operação
Polícia Civil desarticula grupo criminoso na Serra Gaúcha
Operação Matriz resulta em 28 prisões, apreensões de drogas e veículos e 33 mandados cumpridos.
28/02/2024 12h38 Atualizada há 2 meses
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias

A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, em conjunto com o apoio operacional das delegacias da 8ª região policial, deflagrou a 2ª Fase da OPERAÇÃO MATRIZ, culminando no desmantelamento de um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas e a atentados violentos na região da Serra Gaúcha.

As ações resultaram na efetivação de medidas cautelares, incluindo 16 prisões preventivas e uma prisão em flagrante por tráfico, na qual foram apreendidos 3kg de maconha. Além disso, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, resultando na recuperação de dois veículos.

Após cinco meses de investigação, os principais líderes e membros do grupo foram identificados, revelando uma estrutura organizada e articulada. Os líderes gerenciavam o tráfico de drogas na região mesmo de dentro do sistema prisional, demonstrando uma operação criminosa sofisticada.

Além dos líderes, outros integrantes do grupo foram identificados, cada um desempenhando funções específicas na cadeia de distribuição e comercialização de entorpecentes. A investigação revelou uma operação complexa, envolvendo logística, armazenamento, fracionamento e distribuição de drogas em larga escala.

Continua após a publicidade

O grupo também utilizava contas bancárias, veículos e residências para ocultar e movimentar os lucros do tráfico. Ademais, recorriam à violência, como atentados, para conquistar territórios de grupos rivais ou traficantes independentes.

Durante o monitoramento dos investigados, a polícia realizou a prisão em flagrante de três pessoas por tráfico de drogas e descobriu um laboratório de drogas na cidade de Flores da Cunha, onde foram apreendidos 22 quilos de cocaína, 1 quilo de maconha e porções de crack.

A primeira fase da OPERAÇÃO MATRIZ, em novembro de 2022, resultou nas prisões preventivas de oito integrantes do grupo criminoso e na apreensão de uma arma de fogo.

Continua após a publicidade

O saldo total das duas fases da OPERAÇÃO MATRIZ inclui 28 prisões realizadas, 33 mandados de busca cumpridos, quatro veículos apreendidos, 22 quilos de cocaína, quatro quilos de maconha e diversas porções de crack apreendidas, além de uma arma de fogo.