Cultura Cultura
Consultor internacional em gestão pública, Jorge Melguizo cumpre agendas no Estado
O consultor e conferencista internacional da área de gestão pública, Jorge Melguizo, visitou o Rio Grande do Sul a convite da Secretaria da Cultura...
29/01/2024 19h00
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

O consultor e conferencista internacional da área de gestão pública, Jorge Melguizo, visitou o Rio Grande do Sul a convite da Secretaria da Cultura (Sedac). Natural da Colômbia, Melguizo também é jornalista, professor e ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medelín.

No início da agenda, na quarta-feira (24/1), ele foi recebido pelo governador Eduardo Leite na ala residencial do Palácio Piratini, para uma conversa marcada por trocas de experiências. Também estiveram presentes a secretária da Cultura, Beatriz Araújo, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, a secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, e o secretário-executivo do programa RS Seguro, Antônio Padilha.

Melguizo foi recebido pelo governador Eduardo Leite na ala residencial do Palácio Piratini -Foto: Gustavo Mansur/Secom

Na quinta-feira (25/1), o consultor colombiano palestrou na 6ª Conferência Estadual de Cultura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na ocasião, ele compartilhou o caso de Medellín no desenvolvimento de diversas ações culturais como forma de enfrentamento da violência urbana.

Melguizo é um dos autores de uma experiência bem-sucedida em Medellín durante sua gestão da pasta de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social. As ações se baseavam na difusão de educação e cultura como instrumentos de transformação e desenvolvimento social. O consultor destacou que houve uma transformação na cidade, antes marcada pela violência urbana e pelo narcotráfico. Atualmente, é sinônimo de mudança urbana, social, educativa e cultural, através de uma metodologia participativa, utilizada para intervenções de urbanismo social.

Continua após a publicidade

“Em Medellín, fizemos uma transformação social e urbana com projetos sociais, educativos e culturais. Assim como era lá, presenciei aqui também esse contraste marcante de pobreza e carência em diversos aspectos”, afirmou Melguizo. “No entanto, temos que salientar que nesses mesmos lugares existem muitas oportunidades, através do principal, as pessoas, a população em sua potencialidade. Precisamos focar principalmente em trabalhos com crianças e jovens para transformar essa realidade”, reforçou.

Na sexta-feira (26/1), Melguizo foi até Alvorada, no bairro Umbu, acompanhado pela titular da Sedac e pela equipe do RS Seguro. O objetivo da visita foi conhecer parte do território que será o primeiro a receber intervenções urbanísticas e sociais por meio do RS Seguro COMunidade. O projeto foca na atuação em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e busca transformar a realidade local com a oferta de diversas políticas sociais, com destaque para intervenções de urbanismo social, construídas em conjunto com os moradores. Também participaram dessa agenda lideranças comunitárias e Central Única das Favelas, parceiros do projeto.

Consultor também foi a Alvorada para conhecer local que será o primeiro a receber intervenções do RS Seguro COMunidade -Foto: Elisângela Veiga/Ascom RS Seguro

Beatriz Araújo destacou que o propósito da pasta é promover políticas públicas de inclusão e oportunidade. “A arte tem muito a contribuir para o desenvolvimento humano, ético e intelectual dos indivíduos e é nosso papel trabalhar para que o acesso a ela seja não um privilégio restrito, mas um direito cidadão. Já somos parceiros e, com o RS Seguro COMunidade, poderemos atuar de forma ainda mais firme e fortalecer uma parceria que nos orgulha e nos revigora”, ressaltou.

Continua após a publicidade

O secretário-executivo do RS Seguro falou sobre a importância da troca de experiências com o colombiano. “Tivemos a oportunidade de mostrar o projeto para ele e, principalmente, de ouvi-lo a respeito do que está sendo feito em nosso Estado, por meio do Programa RS Seguro”, disse Padilha. “Destaco, em especial, o aprimoramento do Eixo 2 (Políticas Sociais, Preventivas e Transversais), com o RS Seguro COMunidade, impulsionando ações voltadas para a transformação social dos territórios priorizados."

Texto: Elisângela Veiga/Ascom RS Seguro
Edição: Camila Cargnelutti/Secom