Geral Impudência
Álcool é detectado em 44% dos condutores mortos no trânsito no RS em 2022
Índice sobe cinco pontos percentuais em relação a 2021, revelando tendência preocupante; DetranRS destaca a eficácia da Balada Segura, mas aponta necessidade de reforço em municípios menores.
20/12/2023 09h06
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias

Em um estudo divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), foi revelado que o álcool esteve presente no sangue de 44% dos condutores mortos em acidentes de trânsito em 2022. Esse índice representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando 39% dos condutores apresentaram sinais de alcoolemia. O levantamento, que analisou dados entre 2018 e 2022, apontou que o percentual permanecia relativamente estável nos anos anteriores.

O estudo, realizado por meio do cruzamento de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre acidentes de trânsito com morte e resultados dos testes de alcoolemia feitos pelo Instituto-Geral de Perícia (IGP), analisou motoristas de veículos quatro rodas e motociclistas com resultados conclusivos para alcoolemia.

O ano de 2022 registrou 295 condutores com resultado positivo para alcoolemia, representando 44% do total de motoristas e motociclistas envolvidos em acidentes. Entre os motoristas de quatro rodas, o índice de alcoolemia atingiu 49%, enquanto entre os motociclistas foi de 38%. Este último grupo apresentou um aumento significativo de 7,8% em relação aos anos anteriores.

O estudo também observou um aumento na proporção de alcoolizados entre homens, atingindo o maior índice da série histórica, com 45%. Entre as mulheres, o índice permaneceu próximo à média histórica, alcançando 32%.

Continua após a publicidade

Quanto aos tipos de acidentes, os sinistros do tipo tombamento apresentaram um aumento de 20 pontos percentuais no índice de alcoolemia em comparação a 2021, chegando a 70%. Os índices dos demais tipos de acidentes mantiveram-se nas médias: capotagem (62%), choque com objeto fixo (61%) e colisão (37%).

A análise dos acidentes destacou as madrugadas dos finais de semana como os momentos de maior risco em 2022, concentrando maior percentual entre os alcoolizados. O turno da madrugada registrou o maior índice de alcoolemia desde 2018, atingindo 75%. Nos finais de semana, a alcoolemia entre motoristas mortos aumentou, atingindo 60%, a maior marca desde o início do monitoramento.

Políticas Públicas e Resultados

Continua após a publicidade

Em resposta a esses dados alarmantes, o DetranRS reforçou a importância da Balada Segura, implementada em 2011. A iniciativa realiza blitz diárias em que todos os condutores são submetidos ao teste do etilômetro, independentemente de apresentarem sinais de embriaguez. O diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, destacou a eficácia do programa, mas ressaltou a necessidade de reforçá-lo em municípios menores.

Em julho de 2023, o DetranRS e o Gabinete de Projetos Especiais lançaram um novo edital para estender o programa a mais cidades, especialmente aquelas com alto índice de acidentalidade. Um estudo do Núcleo de Inteligência de Dados da Autarquia mostrou que os municípios que aderiram à Balada Segura registraram uma redução média de 9,6% nos acidentes com morte nos 36 meses seguintes à implementação.

Aproximadamente metade dos municípios integrantes do programa perceberam uma redução no quantitativo de acidentes fatais no período de um ano após a adesão, e 71,4% observaram uma diminuição no período de três anos. Esses resultados sugerem que políticas efetivas de prevenção e combate à alcoolemia podem ter impacto significativo na redução da mortalidade no trânsito.