Assistência Social Assistência social
Estado assina parceria com Apaes de 145 municípios gaúchos
O Estado assinou, na tarde desta segunda-feira (20/11), os Termos de Parceria do governo estadual com os presidentes de 145 Associações de Pais e A...
20/11/2023 20h41
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

O Estado assinou, na tarde desta segunda-feira (20/11), os Termos de Parceria do governo estadual com os presidentes de 145 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul (Apaes).

Um investimento global de R$ 18,9 milhões, oriundos de Emenda Parlamentar da Bancada Federal Gaúcha, foi repassado para a Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como instrumento a Secretaria de Assistência Social (SAS). A destinação foi de 19 deputados federais e um senador, totalizando 250 indicações. As Apaes beneficiadas terão a meta de 266 mil atendimentos no período de 24 meses.

A solenidade contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, que destacou a importância do trabalho das Apaes na assistência social do Rio Grande do Sul em parceria com o governo do Estado. “Mais da metade dos centros do TEAcolhe – programa estadual destinado a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo – é gerida pelas Apaes. Mais um exemplo da importância dessas entidades, que tanto se dedicam a apoiar a nossa população”, disse Gabriel.

Continua após a publicidade

Ele também deixou uma mensagem de solidariedade às vítimas das enchentes no Estado, após mais um episódio climático que atingiu várias cidades. “Toda nossa energia positiva e apoio para a reconstrução dos municípios afetados – alguns pela segunda vez em poucos meses”, ressaltou.

Gabriel destacou a importância do trabalho das Apaes na assistência social do RS em parceria com o governo -Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O titular da SAS, Beto Fantinel, destacou o significado do auxílio para as instituições. “É a primeira vez que a emenda de bancada é destinada à política de Assistência Social no Rio Grande do Sul. O impacto é imenso no atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias, direta ou indiretamente assistidas nas Apaes do Estado. Nós, que temos 206 Apaes no Rio Grande do Sul, sabemos o quão importante é estarmos próximos, colaborando para que possamos avançar”, afirmou o secretário.

Representando os 19 deputados, a líder da bancada federal gaúcha, deputada Any Ortiz, disse que a frente parlamentar sempre olha com muita atenção para as Apaes do Rio Grande do Sul e que o recurso impactará positivamente na qualidade e no número de atendimentos dessas instituições.

Continua após a publicidade

Nos seus planos de trabalho, as entidades optaram, em primeiro lugar, pela utilização dos recursos para contratação de profissionais, tais como assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e orientadores sociais. Os recursos também serão usados na aquisição de insumos para atividades de jogos e materiais lúdicos, além de gêneros alimentícios.

A presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Aracy Maria Ledo, assinou e falou em nome de todas as instituições beneficiadas, enfatizando a importância do momento. “Resumo em duas palavras nosso sentimento: gratidão e reconhecimento. Vocês não imaginam o peso que tem o reconhecimento dos poderes públicos, em especial do governo do Estado, pelo trabalho realizado pelas Apaes. Gratidão por tudo que vamos poder fazer com este recurso”, concluiu.

A Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi criada em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla.

A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 municípios em todo o território nacional. A rede tem como objetivo promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

Texto: Cássio Machado/Ascom SAS e Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom