Bairros Mistério
Espuma tóxica toma conta de arroio no Vale dos Vinhedos em Bento
Fenômeno aconteceu pela segunda vez este ano no mesmo local. Secretaria do Meio Ambiente está investigando
17/11/2023 13h43 Atualizada há 6 meses
Por: Marcelo Dargelio
Arroio Pedrinho tem sido contaminado constantemente ao longo do ano - Foto: Divulgação

Moradores do bairro Vinosul, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, foram surpreendidos pelo surgimento de uma espuma de origem desconhecida nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 17. O fenômeno chamou a atenção da comunidade local e fotos e vídeos registraram o fato. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está em busca da identificação dos responsáveis pelo crime ambiental.

A espuma invadiu o Arroio Pedrinho que passa em meio a propriedades, atingindo uma quantidade tão grande que os bueiros não foram capazes de conter a vazão do volume. Moradores encontraram uma lontra morta nas proximidades e levantou a preocupação de que a espuma poderia estar relacionada a esse trágico evento. A origem do fenômeno suspeito é ligada a uma lavagem que está sendo investigada pela Secretaria do Meio Ambiente.

A Associação Ativista Ecológica de Bento Gonçalves foi acionada e constatou a gravidade da situação. Segundo Gilnei Rigotto, secretário-geral da AAECO, esta é a terceira vez que a entidade é acionada para ver o mesmo problema só este ano.  "É preciso uma punição severa para essas empresas que não cumprem a legislação ambiental. Não é a primeira vez que esse fato é registrado no mesmo local", destacou Rigotto.

 

Continua após a publicidade