Tecnologia Tecnologia
Brasileiros precisariam de uma semana de trabalho para ler políticas de privacidade de sites mais visitados no país
A pesquisa da NordVPN analisou os 20 principais portais em 19 países e calculou o tempo estimado de leitura com base no número de palavras em cada política.
08/11/2023 16h29 Atualizada há 1 ano
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Um novo estudo apresentado pela NordVPN, uma multinacional especializada em cibersegurança, revela que os brasileiros enfrentariam um desafio significativo se tentassem ler as políticas de privacidade dos 96 sites mais visitados mensalmente no país. De acordo com o levantamento, seria necessário o equivalente a uma semana inteira de trabalho, totalizando 39,5 horas, para concluir essa tarefa.

As políticas de privacidade desses sites no Brasil apresentam, em média, 5.880 palavras, o que equivale a aproximadamente 25 minutos de tempo de leitura. A pesquisa da NordVPN analisou os 20 principais portais em 19 países e calculou o tempo estimado de leitura com base no número de palavras em cada política.

Além disso, o estudo avaliou a compreensibilidade dos documentos por meio de testes de legibilidade FRED e Coleman-Liau. Os termos e condições de segurança foram analisados em inglês ou traduzidos automaticamente para o idioma local.

Maria Eduarda Melo, country manager da NordVPN, destaca a dificuldade que os usuários enfrentam para lidar com a extensão das políticas de privacidade. Ela observa que "mesmo que continuemos lembrando os usuários de lerem as políticas de privacidade, metade dos brasileiros ainda não consulta nenhuma informação legal on-line. No entanto, isso é compreensível. Precisaríamos passar um quarto do mês visitando os sites que integraram o estudo. Um trabalhador com salário mínimo no Brasil ganharia cerca de US$ 54,94 (R$ 279,18) durante esse período."

Continua após a publicidade

A pesquisa também revela que, no Brasil, a leitura das políticas de privacidade dos sites mais visitados levaria pelo menos oito horas. As políticas mais longas, em quase todos os países analisados, pertencem às plataformas de mídia social da Meta (Facebook ou Instagram), com 19.434 palavras. No entanto, essas políticas se destacam por sua legibilidade, classificadas como "bastante difíceis" com pontuação ligeiramente superior a 50 no teste FRED e equivalente ao 12º ano no teste Coleman-Liau. Levaria cerca de 82 minutos para ler toda a política.

Por outro lado, o X (anteriormente conhecido como Twitter) apresenta uma política de privacidade consideravelmente mais curta, com 4.175 palavras e uma pontuação de legibilidade semelhante à do Facebook ou Instagram. Nesse caso, a leitura completa demoraria cerca de 17 minutos. No passado, o Twitter se esforçou para tornar sua política de privacidade mais acessível, apresentando o Twitter Data Dash, um jogo de computador que ajudava os usuários a entender melhor os termos e as condições da empresa.

Maria Eduarda Melo ressalta a importância de ler as políticas de privacidade, apesar do tempo necessário, e destaca que as empresas devem trabalhar para tornar esses documentos mais curtos e de fácil entendimento. Ela também enfatiza a importância de os usuários escolherem sites confiáveis para navegar e estarem cientes do que procurar ao lidar com políticas de privacidade. 

Continua após a publicidade

Para obter mais informações sobre como os testes funcionam e detalhes adicionais da pesquisa, os interessados podem acessar o link: https://nordvpn.com/pt-br/blog/estudo-nordvpn-politicas-de-privacidade/