Geral Alerta
Saiba os cuidados necessários com animais peçonhentos no verão
Vigilância Epidemiológica alerta população fornecendo orientações sobre como agir em caso de encontro com aracnídeos ou répteis.
08/11/2023 08h55
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Steve Roberts/Pixabay

Com a aproximação do verão e o aumento das temperaturas, é comum que animais peçonhentos façam aparições indesejadas em quintais, mobílias, calçados, roupas e até mesmo camas. Para evitar acidentes e garantir a segurança da população, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está fornecendo orientações sobre como agir em caso de encontro com aracnídeos ou répteis.

A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, destaca a importância de manter a vigilância constante e a prevenção ativa. "A comunidade precisa estar sempre vigilante, mantendo os arredores de suas casas limpos, especialmente nessa época em que o verão se aproxima e o aparecimento desses animais se torna mais comum. Se, apesar da prevenção, ocorrer um acidente com um animal peçonhento, é fundamental procurar uma unidade de saúde ou hospital o mais rápido possível, levando o animal, se possível, capturado de maneira segura", frisa.

Dicas para prevenir acidentes com animais peçonhentos:

Usar calçados e luvas: Utilize calçados e luvas ao se envolver em atividades rurais e de jardinagem.

Continua após a publicidade

Examinar roupas e calçados: Antes de vestir ou calçar, verifique se não há animais peçonhentos escondidos.

Afastar camas das paredes: Mantenha camas afastadas das paredes para evitar a aproximação de animais.

Limpeza regular: Faça a limpeza regular de residências e arredores.

Continua após a publicidade

Vedar frestas e buracos: Verifique se não há frestas ou buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés que possam servir de entrada para animais.

Utilize telas e sacos de areia: Instale telas nas janelas e posicione sacos de areia sob as portas e ralos.

Manutenção do ambiente: Mantenha jardins, quintais, paióis e celeiros limpos.

Evitar trepadeiras próximas às casas: Evite plantas do tipo trepadeiras junto às casas e mantenha os gramados aparados.

A Vigilância Epidemiológica também enfatiza a importância de usar luvas espessas ao lidar com materiais empilhados e botas ao fazer trilhas. Evite mexer em colmeias e vespeiros, assim como não coloque as mãos em tocas, ocos de árvores ou pilhas de lenha sem a devida proteção. É fundamental estar atento às crianças pequenas e ao local onde brincam.

Para contato e auxílio na identificação de animais peçonhentos encontrados nos imóveis, a população pode utilizar os seguintes telefones:

Vigilância Ambiental: 9927-42453
Secretaria de Saúde: 3055-7265