As organizações religiosas, independente da religião em questão, têm um fundamental papel na comunidade: além de atuar na prospecção da fé, também unem forças em prol da solidariedade. Um estudo recente sobre igrejas evangélicas de Bento Gonçalves evidenciou o aumento de denominações evangélicas, totalizando 83 igrejas, um aumento de 40% em relação ao ano de 2018. A pesquisa também revelou que todas praticam algum tipo de assistência em prol da comunidade bento-gonçalvense, seja na arrecadação de doações, auxílio a dependentes químicos ou enfermos, além de outras atividades.
A pesquisa, que foi realizada sob a liderança de Rafael Pasqualotto, presidente da Casa Legislativa, lançou a sua segunda edição em 2023 e que teve os seus números apresentados oficialmente nesta terça-feira (31), com a presença de todas as igrejas evangélicas da Capital Brasileira do Vinho. O período do estudo foi de maio de 2023 até agosto de 2023 e os dados foram coletados por meio de entrevistas.
Segundo os números, Bento Gonçalves conta com 15 mil evangélicos, o que corresponde a 12,5% da população do município. Deste total, 12.294 são evangélicos “praticantes”, sendo 41% mulheres, 30% homens, 14% jovens e 15% crianças. Em relação aos dados coletados em 2018, houve um aumento de 33% no número de pessoas atuantes em igrejas evangélicas.
As 83 igrejas protagonizam, ao menos, uma obra social em Bento Gonçalves, com destaque para assistência a enfermos (100%), doação de rancho e de roupas (86%), recuperação de casamentos (88%) e assistência a dependentes químicos (60%). Além disso, também realizam doações de livros e aulas de música e de atividades esportivas.
“Ao longo da minha vida pública descobri que Bento Gonçalves só é o que é através de muitas pessoas engajadas, que abnegam do seu tempo, dos seus recursos para fazer o bem. Bento Gonçalves só chegou nessa pujança que tem pelo número de pessoas inseridas em associações, entidades e igrejas, e justamente isso que gostaríamos de descobrir através desta segunda pesquisa que fizemos: qual é a contribuição da fé evangélica para nossa sociedade, qual seus anseios e suas reivindicações”, pondera Pasqualotto.
O presidente da Associação de Ministros Evangélicos de Bento Gonçalves (ASMEBE), pastor Luis Cordazzo, também ratificou a importância do levantamento para que as ações protagonizadas pela comunidade evangélica se tornem cada vez mais efetivas em prol da sociedade. “Eu vejo crescimento, ideia de mais força quando você tem informações, pois às vezes parece que há a ideia de que você está lutando sozinho, mas na verdade não, tem uma equipe, um povo e quando estamos juntos, como diz a palavra de Deus, quando tiver dois ou três reunidos, a benção acontece. Esse censo nos ajuda a fazer com mais critério as nossas atividades e isso só vem somar para Bento Gonçalves. Precisamos crescer juntos a serviço do reino”, comenta.
Um dos exemplos de ações é o “Escola da Vida”, coordenado pelo pastor da Assembleia de Deus, Willames Tenório, cujo projeto resgata princípios e valores nas escolas e universidades, desde os primeiros anos do ensino fundamental até graduações. “É importante entendermos que fazemos parte de um reino, e esse reino tem a sua expressão e seu significado em paz, justiça e alegria do espírito santo. Tudo o que for para promover a paz, justiça e alegria do espírito santo nós fazemos, seja nas escolas, nos presídios, nos hospitais”, explica Willames.