Tecnologia Tecnologia
Girafa comemora 16 anos de atividades no e-commerce
Empresa, que atua no segmento de tecnologia, investe em experiência de compra online através de ações próprias
23/10/2023 18h45
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

O Girafa Comércio Eletrônico, que atua no setor de e-commerce, está comemorando, neste mês de outubro, 16 anos de atividades. Especializada em tecnologia, a empresa comercializa uma gama de produtos, que abrange diversas categorias, com foco em eletrônicos, telefonia, eletrodomésticos, informática, eletroportáteis, saúde e beleza. 

Após o boom do setor digital de vendas, o grupo aumentou o investimento na experiência do usuário no site, desde a logística, atendimento, tecnologia até o conteúdo da plataforma e a criação de ferramentas exclusivas.

Nesse contexto, foi criado o “Ajuda do Especialista”, um quiz simples para as principais linhas de produto onde o cliente responde poucas perguntas e recebe sugestões dos produtos mais adequados a ele. Outra inovação é o “Girafa Explica”, botão nos filtros para explicar o que aquele atributo significa, visando ajudar a escolha de compra. 

Houve também uma revisão das páginas de produto para que as informações estivessem mais completas com o objetivo de facilitar a decisão final do usuário. E por fim, outra funcionalidade do Girafa presente nessa etapa da jornada é o “Deu Match!”, com os principais tópicos do produto para ajudar ainda mais os clientes a comprarem os produtos certos. Nesse sentido, a empresa assina com o slogan “Tech it easy".

Continua após a publicidade

Segundo o diretor de TI do Girafa Comércio Eletrônico, Hélio Diniz, o Girafa está sempre buscando facilitações tecnológicas e, recentemente, adicionou o pagamento no formato PIX. Também foram aplicadas algumas mudanças da legislação como, por exemplo, a emissão de nota fiscal eletrônica e outras regras fiscais que sempre estão a surgir ou a serem alteradas.

"Durante estes 16 anos tivemos, sem dúvidas, vários desafios. O maior deles, além da qualidade, é a adaptabilidade às mudanças no cenário onde nos encontramos," disse o diretor de TI, acrescentando que um dos objetivos principais do setor de tecnologia é atender a todas estas demandas, permitir ao negócio se adaptar e alcançar oportunidades que surgem e que permitam sempre à empresa crescer.

Segundo o CEO do Girafa Comércio Eletrônico, Marcelo Volpe, desde o início, o consumidor está no centro das decisões estratégicas da empresa. “Por exemplo, a experiência de navegação no site precisa ser levada em consideração como ponto fundamental para facilitar a compra. Além disso, o acesso a pessoas da empresa na hora que o cliente precisa também é importante”, pontua Volpe. Ele acrescenta que, por isso, o Girafa tem uma equipe de especialistas interna, ao contrário do movimento de terceirização do mercado.

Continua após a publicidade

"O nosso grande desafio sempre foi gerar um valor além do que os grandes players podem oferecer. Seja na curadoria de produtos, no atendimento (o nosso é próprio), na jornada de compra do site, na entrega ou em qualquer ponto de contato conosco", ressalta.

Pensando em estratégias para fidelização dos clientes, a organização atua com o programa de Cashback. “Todo produto gera cashback para ser usado em novas compras, e o cliente pode optar por transferir para outra pessoa e ainda acumular mais cashback em novos consumos, e até mesmo indicando um amigo que nunca comprou no site”, explica o CEO.

Um comércio que cresce na web

Conforme os dados fornecidos pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio), o setor de comércio eletrônico registrou um crescimento em 2022 em comparação com o ano anterior, atingindo um aumento de 20%. As transações on-line totalizaram R$ 187 bilhões no último ano, em contraste com os R$ 155 bilhões de 2021.

Dessas transações, destaca-se que a maior parte, equivalente a R$ 123 bilhões, representando 65% do total, ocorreu em operações entre diferentes estados, ou seja, transações interestaduais. Enquanto isso, as compras dentro do mesmo estado de origem somaram R$ 64 bilhões, correspondendo a 35% do montante total das compras online de 2022.

Para saber mais, basta acessar: https://www.girafa.com.br/