Geral Clima
Tempestades isoladas e chance de granizo marcam o clima do Rio Grande do Sul nesta semana
Em Bento Gonçalves, chove quase todos os dias, mas com temperaturas mais amenas. Confira aqui.
15/10/2023 23h52
Por: Renata Oliveira Fonte: MetSul

O Sul do Brasil enfrenta o risco de tempestades isoladas no início desta semana, com o granizo sendo o principal perigo meteorológico, de acordo com previsões da MetSul Meteorologia. Embora haja a possibilidade de ventos fortes isolados, a ocorrência de granizo é consideravelmente mais provável. Em Bento Gonçalves, a semana ainda terá chuva, mas com temperaturas mais amenas. 

A previsão de granizo é baseada no ingresso de ar mais quente na região entre a segunda-feira, 16 e a terça-feira, 17, após um domingo que já testemunhou um aumento significativo das temperaturas, com máximas de até 30ºC à tarde em algumas áreas da Fronteira Oeste e do Noroeste gaúcho.

E quando a atmosfera se aquece, torna-se mais instável, especialmente na presença de umidade. Com o aumento do calor e da umidade, cresce o risco de tempestades localizadas com granizo na primeira metade da semana. Prevê-se que nuvens muito carregadas se formem entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com tendência de avançar para partes do Paraná. A instabilidade mais severa deve se concentrar no Oeste e Noroeste gaúcho, bem como na região Oeste de Santa Catarina.

Na terça-feira, 17, espera-se uma nebulosidade com grande desenvolvimento vertical, tornando o tempo propício para a ocorrência de tempestades, especialmente na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e em parte do Paraná. O granizo deve ser de tamanho pequeno na maioria das áreas afetadas, de acordo com a MetSul Meteorologia. No entanto, é importante ressaltar que em áreas muito isoladas, há a possibilidade de granizo de tamanho médio a grande.

Continua após a publicidade

Como se forma o granizo

O granizo se forma dentro de nuvens Cumulonimbus de tempestade a partir de partículas de gelo que se originam da água superresfriada. À medida que essas partículas caem devido à gravidade, encontram água superresfriada adicional na parte superior da nuvem, o que as faz congelar e adicionar mais camadas de gelo. Esse processo se repete, aumentando o tamanho das partículas de gelo e formando as pedras de granizo. Quando essas pedras de granizo ficam grandes demais para serem sustentadas pelas correntes ascendentes da nuvem, elas caem para a superfície.

O tamanho extremamente grande das pedras de granizo ocorre em nuvens de tempestade com correntes ascendentes excepcionalmente poderosas e desenvolvimento vertical substancial, características típicas de células de tempestades intensas.

Continua após a publicidade

Clima para Bento Gonçalves de 16 a 22 de outubro

16/10 - Segunda-Feira

Mín 14ºC  Máx 22ºC - Chuva Forte 52.4mm - Velocidade dos Ventos 15 Km/h

17/10 - Terça-Feira

Mín 13ºC  Máx 21ºC - Chuva 12.9mm - Velocidade dos Ventos 15 Km/h

18/10 - Quarta-Feira

Mín 11ºC  Máx 19ºC - Chuva fraca 0.5mm - Velocidade dos Ventos 13 Km/h

19/10 - Quinta-Feira

Mín 11ºC  Máx 19ºC - Chuva fraca 0.4mm - Velocidade dos Ventos 6 Km/h

20/10 - Sexta-Feira

Mín 14ºC  Máx 21ºC - Chuva fraca 2.2mm - Velocidade dos Ventos 8 Km/h

21/10 - Sábado

Mín 13ºC  Máx 29ºC - Sol com algumas nuvens (não chove) 0.0mm - Velocidade dos Ventos 9 Km/h

22/10 - Domingo

Mín 13ºC  Máx 29ºC - Chuva isolada 0.9mm - Velocidade dos Ventos 11 Km/h