Geral Longevidade
Farroupilha é a quinta melhor cidade para envelhecer no Estado, aponta estudo
Pesquisa foi realizada entre cidades brasileiras que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes. No ranking nacional, Farroupilha aparece na 40ª posição
15/10/2023 23h34
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Divulgação

Uma pesquisa recente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontou a cidade de Farroupilha como a quinta melhor cidade para envelhecer no Rio Grande do Sul. O estudo contemplou 348 municípios brasileiros que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes. O município serrano aparece na 40ª posição no ranking nacional, figurando entre os 50 que oferecem condições suficientes para pessoas com mais de 60 anos. 

Os municípios foram classificados segundo sete variáveis: indicadores gerais, cuidados de saúde, bem estar, finanças, habitação, educação e trabalho e cultura e engajamento, que receberam pesos com base nas principais necessidades da
população na terceira idade. O clima também foi levado em consideração para a elaboração do ranking.

No mês de setembro, o município recebeu o Selo Ouro Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa referente ao bom atendimento, acessibilidade e assistência domiciliar. Conforme o prefeito, Fabiano Feltrin, as expectativas são ainda melhores para 2024. “Diversos serviços foram adicionados no programa de idosos, como o Projeto Movimente, com aulas de ginástica para mais de 300 participantes. A partir do próximo ano, teremos um contraturno para idosos no Seminário Apostólico, o que pode nos colocar em primeiro lugar”, salientou.

Além de Farroupilha, estão entre as 50 cidades mais pontuadas no ranking os municípios gaúchos de Lajeado (7º lugar), Ijuí (32º lugar), Esteio (33º lugar), Montenegro (35º lugar), Santo Ângelo (46º lugar) e Cruz Alta (48º lugar). 

Continua após a publicidade