Após a enchente na região ter arrastada a ponte Santa Bárbara, na RS-431, que liga as cidades de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul, cuja via é muito utilizada, sobretudo em época de safra, o Governo do Estado avalia a colocação de uma balsa para a travessia. A medida foi divulgada em reunião com representantes da Serra Gaúcha e a Casa Civíl, cujo encontro teve como objetivo discutir a reconstrução da ponte, que será construída em caráter emergencial.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a ponte será reconstruída com recursos do estado, num prazo de 12 meses, com um valor estimado de R$ 30 milhões. Porém, ainda não há previsão de quando será liberado esses recursos para o início das obras. Na reunião, foi acordada a colocação de uma balsa até a conclusão do trecho, e os estudos para viabilzar o transporte fluvial está em fase final.
"A determinação do governador Eduardo Leite é que sejam identificadas soluções possíveis e viáveis para atenuar a precariedade dos cidadãos gaúchos afetados pelos eventos climáticos extremos e a balsa está em análise", confirmou em nota oficial a Casa Civil.
Atualmente, a população de São Valentim do Sul e de outros municípios menores da região tiveram a distância significativamente aumentada para chegar até Bento Gonçalves. Enquanto existia a ponte eram percorridos cerca de 38 quilômetros. Agora, é preciso se deslocar por 80 quilômetros a mais, o que dificultou a vida dos cidadãos e do escoamento da produção.