Nesta quarta-feira, foi deflagrada a 123ª edição da Operação Desmanche em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação contou com a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar.
Na presente edição, foram fiscalizados três locais, incluindo duas oficinas em Bento Gonçalves e um Centro de Desmanche de Veículos (CDV) em Carlos Barbosa. A força-tarefa resultou em três indivíduos detidos, dois por posse ilegal de arma de fogo e um por posse de entorpecente. Os locais vistoriados foram previamente selecionados pelo trabalho de inteligência da Brigada Militar de Bento Gonçalves, através do 3º Batalhão de Áreas Turísticas (BPAT). Os responsáveis pelas oficinas são suspeitos de envolvimento com furto e roubo de veículos na região. Durante a operação, foram apreendidos um revólver calibre 38, duas porções de maconha, três papelotes de cocaína e uma espingarda adaptada para calibre 22. Importante notar que não houve apreensão de carcaça veicular.
O coordenador da operação, Major Jefferson Eroni, destacou que a ação realiza uma busca administrativa e criminal, não necessariamente resultando na apreensão de veículos e carcaças. "Cada estabelecimento é vistoriado de forma ampla, identificando irregularidades além da receptação de peças roubadas e furtadas, por exemplo", explicou.
A Operação Desmanche, realizada de forma permanente pela SSP, visa coibir a venda de peças sem origem e a existência de estabelecimentos irregulares. Desde sua criação em 2016, a força-tarefa já percorreu cerca de 60 municípios, intensificando o combate ao crime automotivo na região.