Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão que acompanha delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore faz audiência na quarta
Funai A comissão externa que acompanha as ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) na delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore realiza sua...
21/09/2023 16h00
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Funai

A comissão externa que acompanha as ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) na delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore realiza sua primeira audiência pública na quarta-feira (27). A reunião será realizada no plenário 13 a partir das 14 horas.

A Terra Indígena Kapôt Nh?nore abrange 362.243 hectares nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará. A área é sagrada para os Yudjá (Juruna) e Mebengokrê (como se nomeiam os Kayapó). Ali nasceu o cacique Raoni, liderança que reivindica a área há 40 anos.

A coordenadora da comissão, deputada Coronel Fernanda (PL-MT), quer discutir os impactos da demarcação para os municípios envolvidos. A intenção é "jogar luz e dar voz àqueles que são parte integrante de todo esse processo".

Debate anterior
No último dia 12, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, detalharam, em debate na Comissão de Agricultura da Câmara, os estudos para delimitação da área.

Continua após a publicidade

Ambas asseguraram que serão cumpridas todas as regras previstas no Decreto 1.775/96, que trata do procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas.