A segunda etapa de construção do mais novo hospital do Tacchimed foi finalizada e inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (18). Trata-se do Mall (Centro Comercial) da nova estrutura do Hospital Tacchini, que comporta um espaço exclusivo para o atendimento aos pacientes, sobretudo para os planos de saúde, um novo laboratório, o terceiro da rede de saúde, e salas comerciais que, em breve, estarão em funcionamento.
A nova estrutura já tem duas etapas finalizadas: o estacionamento e, agora, o Mall, que passará a funcionar a partir desta terça-feira (19). O prédio ainda comporta dois andares voltados exclusivamente para a futura graduação de Medicina, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), cujos laboratórios e salas de aula já estão prontos e equipados. Nos demais andares, novas salas de internação serão construídas, bem como um espaço exclusivo para a fisioterapia, com uma estrutura ampla e tecnológica.
O Mall poderá ser usufruído por toda a população, uma vez que se trata de um ambiente de conveniência. Já estão confirmados no local um bistrô, uma cafeteria e um salão de beleza. "Estamos nessa caminhada já faz mais de dois anos, e é um projeto muito grande, o qual estamos concluindo agora a segunda etapa. É um espaço de conveniência onde teremos restaurantes, lojas, atendimento do Tacchimed, posto de coleta, e depois segue a estrutura do prédio", comenta o superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.
Com as novas salas de internação, que futuramente serão concluídas, os quartos utilizados atualmente na estrutura principal do hospital serão disponibilizados também para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de procedimentos realizados pelo Tacchini.
Conforme Hilton Mancio, até o final do ano é prevista a conclusão de toda a fachada do prédio. No entanto, a estrutura interna do novo hospital deverá ficar pronta daqui cerca de dois anos e meio, conforme a previsão de conclusão das obras. Assim que estiver plenamente operando, a expectativa é que o novo prédio comporte cerca de 750 trabalhadores. "A Faculdade de Medicina está pronta e está aguardando os trâmites junto ao MEC para começar a operar, então é uma sequência. Vamos inaugurando uma coisa depois da outra", comenta.