Geral Torcendo por melhora
Prefeito de Nova Roma do Sul é acometido por doença autoimune
Douglas Favero Pasuch foi diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré e já iniciou o tratamento em um hospital em Porto Alegre.
15/09/2023 08h38 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
Prefeito Douglas Favero Pasuch já inicou o tratamento para combater a doença - Foto: Divulgação

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Favero Pasuch, anunciou que foi diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré. Ele já iniciou o tratamento contra a doença, que é autoimune, em um hospital, em Porto Alegre. Apesar do tratamento, o prefeito continua coordenando os trabalhos para a recuperação do município.

A síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio autoimune considerado grave e raro. Ela acontece quando as defesas do corpo atacam parte do sistema nervoso periférico, prejudicando os nervos e músculos afetados. O resultado é uma importante falta de reflexos e força muscular, prejudicando os movimentos e a qualidade de vida de quem desenvolve o quadro.  

O prefeito Douglas Pasuch tem 35 anos e já iniciou o tratamento para combater a doença. Esse tratamento visa neutralizar os anticorpos produzidos pelo corpo. Dependendo da severidade da doença, o tratamento pode ajudar a devolver a função muscular através da recuperação da força motora. Ainda, dependendo de cada caso, muitos pacientes conseguem ficar sem sequelas da doença. É fundamental, junto do acompanhamento médico, o suporte de equipe multiprofissional, com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais para otimizar o processo de reabilitação. 

Além dos desafios em sua saúde, Pasuch também está enfrentando um momento difícil como representante do Executivo em Nova Roma do Sul, devido à queda da ponte de ferro que ligava o município a Farroupilha. A ponte foi levada pela força das águas no dia 4 de setembro. Apesar desses desafios, o gestor afirma que está comprometido em buscar a construção da nova ponte para restabelecer a conexão entre as duas localidades.

Continua após a publicidade