A 4ª edição da Wine South America encerrou nesta quinta-feira (14), em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, confirmando a vocação da feira de ser uma plataforma de negócios para o mundo do vinho. Durante os três dias de eventos, mais de sete mil compradores de todos os Estados e de 22 países participaram da programação.
Com compradores qualificados e uma programação robusta, a feira promoveu mais de 2 mil reuniões de negócios em Projetos Comprador nacionais e internacionais. Somadas, as iniciativas superaram as expectativas e geraram mais de R$ 50 milhões em negócios para o setor vitivinícola. “Recebemos aqui na Serra Gaúcha os principais compradores de redes supermercadistas, lojas especializadas, hotéis e restaurantes conceituados de todas as regiões do Brasil, além de importadores de mais de 22 países”, afirma Marcos Milaneze, diretor da Wine South America.
O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere e conta com todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 55 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.
Ao todo, cerca de 360 marcas nacionais e internacionais participaram da WSA. A feira contou com rótulos de 20 países, sendo eles: África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai e, claro, Brasil.
Um dos grandes diferenciais da WSA é propiciar uma experiência única para o comprador, possibilitando conhecer o território, as vinícolas e todo o processo de produção dos rótulos. “A importância de realizar uma feira internacional na maior região produtora de vinhos do Brasil é que com ela, o mundo todo consegue conhecer in loco toda qualidade dos vinhos e espumantes que produzimos”, destaca Daniel Panizzi, vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).
Além de conferir as novidades do setor vitivinícola e realizar negócios, os compradores da WSA tiveram acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira. O evento contou, por exemplo, com palestras com dados de mercado e masterclasses com degustações de alta qualidade, que foram apresentadas por especialistas como Ari Gorenstein, CEO do Grupo Víssimo, e Manoel Beato, sommelier premiadíssimo do Brasil e sommelier do grupo Fasano - um dos maiores e mais conceituados restaurantes do Brasil.
Além de produtores de vinho, espumante e suco de uva, integraram o rol de expositores os setores de azeite de oliva e cachaça. Os compradores também tiveram acesso a novidades do setor, como vinhos sem álcool, e novas formas de consumir a bebida, promovendo uma experiência de compra através da inteligência artificial.
A próxima edição da WSA já está confirmada e será realizada em setembro de 2024.