Entre domingo e segunda-feira, 03 e 04 de setembro, Bento Gonçalves foi atingida por 178 milímetros de chuva que impactaram a área urbana e rural do município. No interior, mais de 40 casas foram arrastadas pela cheia do Rio das Antas no Distrito de Faria Lemos e na cidade, quatro casas foram interditadas, além de outros diversos estragos. Com isso, a Prefeitura decidiu decretar situação de emergência na parte rural.
Depois de realizado o levantamento dos atingidos na manhã desta terça-feira, 05 de setembro, a Prefeitura de Bento Gonçalves decretou situação de emergência depois que praticamente toda a Linha Alcântara, no Distrito de Faria Lemos, ficou destruída. Na localidade, um morador foi encaminhado para a Casa de Passagem, cerca de 20 famílias se deslocaram para a casa de parentes e três famílias dormiram no Ginásio da Comunidade. Conforme dados preliminares da Defesa Civil, mais de 40 casas foram levadas pelo Rio e o número de residências atingidas é ainda maior.
Em Tuiuty também foi realizado o trabalho para desobstrução de vias e atendimento às famílias no Passo Velho, Linha Buratti, São João Nepomuceno, Pedra Lisa e outros.
No perímetro urbano, quatro casas dos bairros Santa Marta (2), Universitário (1), Vila Nova II (1) foram interditadas por risco de desabamento devido o deslizamento de terra. Outros bairros registraram desmoronamento como Municipal, Avenida São Roque, Botafogo e alagamento nas vias do bairro Nossa Senhora da Saúde, Glória e Barracão. Leia mais aqui.
O Corpo de Bombeiros Militar também destaca que foram distribuídas oito lonas, com metragem de 4x6, para moradores que foram até o quartel. O material foi colocado em barrancos com o intuito de diminuir o encharcamento do solo e evitar o desmoronamento.
Doações
A cidade está com diversos pontos de coleta de doações para as famílias afetadas tanto no interior como na região. Os itens mais solicitados são: agasalhos, móveis, camas, colchões, produtos de limpeza, roupas de cama, ração para os animais, além de alimentos.
Os pontos de coleta são: