A Prefeitura de Bento Gonçalves está realizando o levantamento de dados para decretar Situação de Emergência devido à cheia do Rio das Antas, registrada, nesta segunda-feira, 04 de setembro. Segunda as novas informações, mais de 40 casas foram levadas pelas águas na Linha Alcântara, no Distrito de Faria Lemos. Residências em Tuiuty também foram afetadas.
Na tarde de segunda, por volta das 13h, o nível do Rio começou a subir, tapando rapidamente estradas, casas e galpões. Na Linha Alcântara, praticamente toda a comunidade foi atingida. A Prefeitura realizou uma força tarefa com as equipes das Secretarias para auxiliar as famílias mais próximas da costa do Rio para retirada de móveis, levados para o Ginásio da Comunidade.
Um morador foi encaminhado para a Casa de Passagem, cerca de 20 famílias se deslocaram para a casa de parentes e três famílias dormiram no Ginásio da Comunidade. Conforme dados preliminares da Defesa Civil, mais de 40 casas foram levadas pelo Rio e o número de residências atingidas é ainda maior. Nesta terça-feira, 05 de setembro, as equipes auxiliam na limpeza das casas e desobstrução de vias.
Em Tuiuty também foi realizado o trabalho para desobstrução de vias e atendimento às famílias no Passo Velho, Linha Buratti, São João Nepomuceno, Pedra Lisa e outros.
O Prefeito Diogo Siqueira destacou que "após uma noite muito difícil para todos, agora o momento é de reestruturação e para buscar auxiliar a todos. Já contatamos o Governo Federal, conversamos com o Governador e o Deputado Pasin para unir esforços pela nossa região".
As equipes da Secretaria da Saúde e Assistência também estiveram no local. O Departamento do Bem-Estar Animal estará contatando às famílias para verificar a necessidade de atendimento dos animais.
Barragem
Nesta terça-feira, 05 de setembro, o Prefeito Diogo Siqueira realizou uma reunião online com a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), proprietária das usinas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho, para verificar informações sobre a vazão da água e cobrar a melhoria do sistema de informação da população.
Conforme a Companhia, a vazão registrada no Rio das Antas, nesta segunda-feira, 04 de setembro, foi a maior desde a construção das barragens, em 2004, chegando a 4.008,5 m³/s.
Doações
Foi iniciada uma campanha de arrecadação para as famílias, onde podem ser doados: móveis, camas, colchões, produtos de limpeza, roupas de cama, ração para os animais, além de alimentos.
Os pontos de coleta são na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Osvaldo Aranha, e na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, no Complexo Administrativo-Rua 10 de novembro, 190, Cidade Alta. Para mais informações e recolhimento de doações entre em contato pelos números (54) 3055.7337.