A Linha Alcântara, no Distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, está sofrendo fortemente com a elevação do Rio Das Antas devido a forte chuva das últimas horas nesta segunda-feira, 04 de setembro. Mais de 50 residências foram atingidas pela cheia, sendo que duas foram levadas pela água.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bento Gonçalves, um morador foi encaminhado para a Casa de Passagem e cerca de 20 famílias se deslocaram para casa de parentes. Conforme dados preliminares da Defesa Civil, mais de 50 casas foram atingidas e duas residências foram levadas pela enxurrada. Alguns moradores precisaram ser resgatados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar através de botes.
A Prefeitura realizou uma força tarefa com as equipes das Secretarias para auxiliar na retirada de móveis, que foram levados para o Ginásio da Comunidade. Também foram realizados atendimentos em diversos pontos da cidade com desmoronamentos, alagamentos e colocação de lona nas casas. Conforme dados até às 18h foram registrados 4008,5 m³/s na barragem.
O Prefeito Diogo Siqueira acompanhou os trabalhos e destacou que "a primeira ação foi de auxiliar às famílias a saírem das casas e retirarem seus pertences. Todas as nossas equipes estão mobilizadas e seguem trabalhando. Os relatos dos moradores é de que estamos lidando com a maior cheia dos últimos tempos. Nossa solidariedade aos municípios vizinhos. Vamos seguir em alerta total".
Como fica o trânsito
- A pista da ERS-431, que liga Bento Gonçalves à São Valentim do Sul, está submersa e totalmente bloqueada no dois sentidos com orientação do Comando Rodoviário da Brigada Militar, através do Grupo Rodoviário de Garibaldi.
- O acesso pela ponte de Santa Bárbara também está interrompido, após parte da estrutura cair;
- O trânsito pela Imaculada Conceição está bloqueado;
- E a Ponte de acesso a Cotiporã também está bloqueada.