Geral Fatalidade
Motovelocidade: Dois pilotos morrem em grave acidente na Moto 1000 GP
Piloto de 42 anos caiu na pista e acabou atropelado, posteriormente, por motociclista que vinha logo atrás na pista. Ambos morreram no hospital.
27/08/2023 19h44
Por: Marcelo Dargelio
André Cardoso e Érico da Rocha (fotos menores) perderam a vida em grave acidente Autódromo Internacional de Cascavel - Foto: Divulgação

A tarde deste domingo, 27 de agosto, foi marcada por uma tragédia que abalou o Autódromo Internacional de Cascavel, no oeste do Paraná, durante a corrida do Moto 1000 GP do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Os pilotos Érico Verissimo da Rocha, de 38 anos, e André Veríssimo Cardoso, de 42 anos, perderam a vida em um grave acidente que ocorreu por volta das 13h20.

O episódio aconteceu logo após a largada, no complemento da primeira volta. André Cardoso tinha largado em oitavo entre os mais de 150 pilotos de 10 diferentes países. Na saída de uma das curvas do Autódromo Zilmar Beux, ele caiu e ficou no meio da pista. Em uma condição preocupante e inusitada, o corredor ficou de pé no meio da pista entre os pilotos em alta velocidade que passavam ao seu redor. Ele foi atropelado por Érico, que morreu assim que chegou ao hospital. André Cardoso, que foi atropelado, veio a óbito horas depois.

Os falecimentos foram confirmados pela assessoria oficial do Moto 1000 GP. O óbito de Érico foi confirmado às 15h16 e o de André às 16h51. A organização do Moto 1000 GP, que é uma das principais competições de motovelocidade do Brasil, emitiu um comunicado lamentando profundamente a perda dos pilotos e anunciando o cancelamento de todas as atividades de pista programadas para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O comunicado oficial diz: "A família Moto 1000 GP destina todas as nossas orações aos pilotos, aos familiares, amigos e admiradores. Estamos de luto por essa trágica perda que afetou toda a comunidade do motociclismo. Nossos corações estão com as famílias enlutadas neste momento tão difícil."

Apesar de terem os mesmos sobrenomes, André e Érico não eram parentes. André Cardoso era natural e morador de Olinda, em Pernambuco, enquanto Érico da Rocha era paulista.

Continua após a publicidade