Geral Rodovias
Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha instala bases de atendimentos
Os pontos estão estrategicamente localizados em Ipê (km 151 da ERS-122), Farroupilha (km 118 da ERS-453) e Bom Princípio (km 36 da ERS-122).
01/08/2023 08h18 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio

A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) inaugura nesta terça-feira, 1º de agosto, três novas Bases de Serviços Operacionais (BSO) para suporte aos usuários que trafegam nas regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Caí. Os pontos estão estrategicamente localizados em Ipê (km 151 da ERS-122), Farroupilha (km 118 da ERS-453) e Bom Princípio (km 36 da ERS-122).

As estruturas podem ser utilizadas por motoristas e passageiros como ponto de apoio, 24 horas por dia. Os espaços são adaptados para pessoas com deficiência e oferecem banheiros, fraldários, área de descanso, internet Wi-Fi, água e totem de autoatendimento para acesso a diferentes serviços e informações. Nos locais também estão de prontidão as frotas operacionais da CSG, como os guinchos leves e pesados e caminhões-pipa, além de ambulâncias nas bases de Flores da Cunha e Bom Princípio, e de veículos para inspeção de tráfego, em Farroupilha.

Em Farroupilha (sentido Bento Gonçalves - Farroupilha), a estrutura ainda contempla o novo Centro de Controle de Operações da CSG, onde são realizados os monitoramentos, controles e gerenciamentos, simultâneos, de todas as vias dos 271,54 km de concessão. “Queremos atender cada vez melhor os usuários das rodovias de cobertura da CSG, proporcionando conforto e segurança para quem trafega. Nossas bases são para acolher diferentes necessidades, seja para usar os banheiros, solicitar apoio ou buscar informações”, reforça Paulo Negreiros, diretor Executivo CSG, lembrando que os pontos estão sendo entregues dentro do prazo previsto em licitação da concessão.

Ao todo, serão cinco bases de serviço operacionais. Além dos três pontos que começam a funcionar nesta terça (1º), a empresa entregou em fevereiro dois postos, um Flores da Cunha (km 99 da ERS-122) e outro em Portão (km 13 da ERS-240).

Continua após a publicidade

 

Onde estão as bases de serviços operacionais da CSG

BSO 01: Ipê - ERS-122 km 151 (com            

Continua após a publicidade

BSO 02: Flores da Cunha – ERS 122 km 99  

BSO 03: Farroupilha – ERS 453 km 118       

BSO 04: Bom Principio – ERS 122 km 36     

BSO 05: Portão - ERS 240 km 13

 

Áreas de cobertura da concessão

A CSG é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58). Os mais de 270 km de concessão fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.