Geral Visita
Cônsul-geral da Itália de Porto Alegre visita Carlos Barbosa na próxima semana
Além de toda a agenda, está previsto a coleta de impressões digitais dos cidadãos ítalo-brasileiros para posterior emissão dos passaportes. Veja como participar.
06/07/2023 14h19 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Os detalhes da visita do Cônsul foram acertas em uma reunião na Prefeitura de Carlos Barbosa nesta quinta-feira, 06 de julho. Crédito: Divulgação

Carlos Barbosa receberá uma importante figura na próxima semana. O Cônsul-geral da Itália de Porto Alegre, Valerio Caruso, visitará a cidade nos dias 14 e 15 de julho, para uma agenda de encontros com entidades, lideranças empresariais, recepção na Vila das Etnias, participação no Festiqueijo e ato no Distrito de Cinco da Boa Vista. Além disso, uma equipe também estará coletando impressões digitais dos cidadãos ítalo-brasileiros para posterior emissão dos passaportes. 

Além de todas as ações previstas, está a coleta de impressões digitais dos cidadãos ítalo-brasileiros para posterior emissão dos passaportes no dia 14 de julho. O número de atendimentos que será realizado é limitado a 120, mediante agendamento prévio. “Os agendamentos serão efetuados aos cidadãos que estiverem com toda a situação regular junto ao Consulado Geral”, explica Thaís. O agendamento e o envio da documentação deve ser realizado, até o dia 10 de julho, pelo e-mail bentogoncalves.onorario@esteri.it.

Os documentos obrigatórios para participar da coleta são: formulário preenchido e assinado (Dichiarazione Sostitutiva), comprovante de residência e fotocópia da identidade com menos de 5 anos ou do passaporte brasileiro válido. Mais informações podem ser obtidas junto a Agência Consular Honorária em Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3455 3583, das 13h30min às 17h.

Continua após a publicidade

Já no sábado, 15, Caruso participa de uma solenidade na Igreja São João da Cruz, no distrito do Cinco da Boa Vista. Entre as atividades previstas está a afixação de uma placa identificando o local com um dos símbolos da colonização Lombarda no Brasil, provenientes de Bérgamo e Cremona (arredores de Caravaggio), mantendo vivo o dialeto Bergamasco até hoje.