O mês de junho foi marcado pelo fechado de lojas de três grandes marcas em Bento Gonçalves. As lojas Multisom, Schumann e Jorge Bischoff fecharam suas portas na Capital do Vinho nas últimas semanas. O atual cenário econômico do país foi a justificativa para o encerramento das atividades.
A primeira loja a fechar as portas foi a Jorge Bischoff. Situada na Rua Xingú, no bairro São Bento, a franquia da loja de calçados e acessórios ficou aberta durante um ano e meio em Bento Gonçalves. A responsável pela franquia ainda tentou repassar o ponto para investidores, porém não conseguiu, optando por encerrar as atividades no início do mês de junho. A loja tinha sido aberta em dezembro de 2021.
Também no mês de junho, a Schumann, rede de lojas de Santa Catarina, anunciou o fechamento de sua filial em Bento Gonçalves. A loja está apenas recebendo os pagamentos de carnês até o final do mês. A medida, segundo o presidente da empresa, André Leonardo Schumann, a decisão foi tomada em face do cenário econômico em que se encontra o país, resultante da perda do poder de compra dos consumidores, do crédito mais caro e do endividamento das famílias. Além de Bento, outras 28 lojas de um total de 50 serão fechadas ao longo do mês. Segundo o comunicado, a associação desses fatores impactou negativamente o consumo de bens duráveis e ampliou de maneira preocupante a inadimplência geral, não só no varejo, mas em todas as áreas da economia.
O Grupo Schumann tinha adquirido as lojas da Multisom em 2019. A direção do grupo decidiu fechar todas as lojas Multisom no Rio Grande do Sul. Será mantida apenas a loja Multisom Music, na Avenida Alberto Bins, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em Bento Gonçalves, a loja funcionava na Rua Marechal Deodoro, na área central da cidade.