Com o objetivo de concentrar em um único local os serviços públicos mais procurados pelos cidadãos, foi inaugurada em 1º de junho de 1998, em Porto Alegre,a primeira unidade do Tudo Fácil . Ao longo de 25 anos, vários órgãos do Estado passaram a prestar, no mesmo endereço, serviços que até então eram realizados em locais diferentes, facilitando avida dapopulação.
GeridopelaSecretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Tudo Fácil oferece, em média,60 serviços presenciais, que incluem aemissão de documentos essenciais, como a primeira via da identidade e do CPF, serviços municipais edeoutros órgãos do Estado, comoDetranRS, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)e IPE Saúde. Também fazem parte da listaosserviços de água e energia.
“Expandir os serviços do Tudo Fácil significa trazer para milhares de cidadãos a comodidade de encontrar, em um único endereço, serviços essenciais. Queremos levar o Tudo Fácil para centros de grande circulação e consolidá-lo como referência no dia a dia dos gaúchos”,afirmaatitularda SPGG, Danielle Calazans.
Porto Alegrepossui atualmenteduas unidades: oTudo Fácil Zona Norte, inaugurado em 2006,quefuncionanoterceiroandar do Bourbon ShoppingWallig(Av. Assis Brasil, nº 2611)e atendemoradores de bairros próximos e da Região Metropolitana; e oTudo Fácil Zona Sul, aberto em 2010 no bairro Tristeza(Av. Wenceslau Escobar, 2666).As duas unidades atingiram em 2019, ano anterior ao início da pandemia,a marca de 1,2 milhão de pessoas atendidas. Até o final deste ano, será inauguradauma terceira unidade, no POP Center, região central da Capital.
OTudo Fáciltambém estápresente em quatro munícipios do interior:Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo e Rio Grande.No segundo semestre de 2023, estáprevista a inauguração de uma quintaunidade noSul do Estado, em Pelotas.
Desde o início do ano atéó final demaio,as seis unidades do Tudo Fácil no Estado realizaram273.380 atendimentos, sendo 92.411 no interior,138.331 na Capital(108.989 apenas naagência daZona Norte)e 42.638 por ouvidoria, chat e teleatendimento.
Autoatendimento
Em novembro de 2022, foi inauguradaumaunidade de autoatendimento do Tudo Fácilno Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff),instalada no andar térreo do prédio. O localpossui10 estaçõesque oferecemacessoaos serviços digitais disponíveisnosite rs.gov.br.
A plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul disponibiliza 94% de seus 739 serviços digitalmente. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões.
Texto: Karine Paixão/AscomSPGG
Edição: Rodrigo Toledo frança/Secom