Morreu no final da manhã deste domingo, 7 de abril, uma das precursoras dos programas de culinária na televisão brasileira: Vovó Palmirinha. Ela estava internada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde 11 de abril, com problemas renais crônicos. Palmirinha tinha 91 anos e iria comemorar seus 92 anos no dia 29 de junho.
De acordo com os familiares, Palmirinha teve seus problemas de saúde agravados e não resistiu, falecendo por volta das 11h20min, no hospital. O velório de Palmirinha acontece na segunda-feira, 8 de maio, no Cemitério do Morumby, em São Paulo, e será aberto ao público entre as 11h e as 13h. O sepultamento, assim como os demais horários do velório, que vai das 9h às 17h, serão reservados a família e amigos.
Palmirinha, que deixa três filhas, seis netos e seis bisnetos, ficou conhecida pelo público brasileiro ao participar de programas culinários da televisão. Iniciou sua fama como assistente do Note e Anote, programa apresentado por Ana Maria Braga na Record, onde permaneceu por mais de cinco anos.
Mais tarde, ganhou uma atração própria no canal fechado Bem Simples/FOX Life, que ficou conhecido como Programa da Palmirinha, no ar até 2015. A cozinheira também chegou a participar da produção de comédia Internet - O Filme, e ser jurada no Chef ao Pé do Ouvido, do GNT. Além disso, fez participações em programas como Mais Você, Programa do Jô, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial e The Noite.
Em 2020, a apresentadora foi internada para tratar o problema renal que já se manifestava. Em dezembro deste ano, teve uma baixa de sódio no sangue e precisou ir para a UTI. Depois desse episódio, passou a lidar com a doença com frequência.
Uma de suas últimas aparições mais recentes na TV foi respondendo a perguntas no Domingo Espetacular, da Record, já aos 91 anos. Na ocasião, elogiou Silvia Poppovic (“Maravilhosa, eu amo ela”) e Ana Maria Braga (“Ah, essa daí é meu sonho. Maravilhosa, não tem explicação, o carinho que ela tem comigo e eu tenho com ela”).