Educação Rio Grande do Sul
Governador recebe estudantes de Bagé premiados pela Nasa
Os quatro estudantes da rede estadual que conquistaram o 3º lugar em uma competição da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) foram r...
02/05/2023 20h35
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Alunos construíram um protótipo rover, veículo robótico utilizado na exploração espacial, e foram premiados nos Estados Unidos -Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os quatro estudantes da rede estadual que conquistaram o 3º lugar em uma competição da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) foram recebidos pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, nesta terça-feira (2/5).

Sofia Quadros, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e Isabélli Marques, alunos de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé, construíram um protótipo rover, um veículo robótico utilizado na exploração espacial. Com o projeto, foram premiados no desafio Human Exploration Rover Challenge (Herc), que ocorreu na cidade de Huntsville, nos Estados Unidos, em abril.

A disputa incentiva estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar tecnologias de exploração espacial. Os estudantes da Campanha gaúcha foram os únicos brasileiros a participar do desafio e tiveram as despesas da viagem custeadas pelo Estado. Eles competiram com mais de 60 equipes de 30 países.

Continua após a publicidade

Acompanhados da secretária da Educação, Raquel Teixeira, os jovens chegaram ao Palácio Piratini na tarde desta terça-feira, ansiosos pelo encontro com Leite. A visita ao governador foi mais um reconhecimento pela conquista dos estudantes, que foram recebidos em Bagé com festa e desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros ao retornarem dos Estados Unidos, na semana passada.

Em uma conversa descontraída no gabinete do governador, os estudantes contaram sobre a experiência na Nasa e sobre suas expectativas para o futuro. Leite disse que o Estado está ao lado dos alunos da rede que tenham o mesmo interesse e dedicação dos quatro bageenses.  “O Estado está pronto para ajudar os alunos que se esforçam e desenvolvem projetos de qualidade. Quem tiver um projeto que faça sentido, o governo vai apoiar. O exemplo está aqui e vocês já são uma inspiração para outros jovens”, afirmou.

A secretária Raquel disse que a pasta vai organizar uma comissão para avaliação da qualidade das competições e dos projetos de alunos que queiram buscar apoio do Estado e conquistar experiências como a dos alunos que foram à Nasa. “Quem for aprovado em uma competição de qualidade, seja nacional ou internacional, vai poder receber apoio do Estado”, destacou Raquel. “Se esses alunos não tivessem o apoio, eles não teriam conseguido ir até lá. E eles foram e voltaram com uma conquista. É o tipo de oportunidade que o Estado tem que dar para os seus alunos.”

Continua após a publicidade
Sofia, Carlos Eduardo, Isabélli e Bernardo são alunos de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé -Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os alunos de Bagé contaram que não esperavam ir tão longe com o Robotchê, como o rover foi chamado. Isabélli, que inscreveu o grupo na competição, disse que outros protótipos, mais sofisticados, tiveram problemas que o veículo construído pelo grupo brasileiro não teve. “Lá vimos rovers de todos os tipos, alguns pareciam muito mais tecnológicos. Mas o objetivo do nosso era ser compacto, simples e funcionar. E ele foi muito melhor do que esperávamos”, contou.

Ela também destacou a troca de conhecimentos e de experiências como um ponto alto da viagem. “Ficamos em terceiro lugar, mas, estando na Nasa e vendo outros rovers, aprendemos sobre o que podemos melhorar”, observou.

Sofia comentou sobre os aprendizados que o contato com outras culturas proporcionou durante a experiência, além dos momentos divertidos. “Foi uma experiência incrível. Conhecemos gente do mundo todo, aprendemos muito. Os engenheiros da Nasa tomaram até mate com a gente”, lembrou.

Durante o encontro no Palácio, o grupo de Bagé ainda conversou sobre futuro e expectativas. Carlos Eduardo e Bernardo contaram que pretendem seguir os estudos na área de engenharia. Sofia planeja cursar Medicina. Isabélli, que sonha ser astronauta desde criança, disse que vai buscar a realização desse desejo por meio da formação em engenharia aeroespacial.

O governador aproveitou a recepção aos estudantes para fazer um convite ao grupo: participar da inauguração, no dia 10 de maio, do Space Adventure, parque temático da Nasa em Canela. O evento contará com a presença do astronauta Charles Duke, um dos homens que pisou na Lua.

Isabélli celebrou mais essa oportunidade. “O governador é muito gente boa e nos convidou para participar. Essa é outra porta aberta na nossa vida e fico muito feliz por conhecer pessoas assim, que nos abrem portas para seguirmos nossos sonhos. Tenho expectativas altas porque gosto de sonhar, e isso já nos levou até para a Nasa”, pontuou.

Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom