Comer e Beber Escolhidos
Restaurantes de Bento e Garibaldi entram na lista dos 100 melhores do Brasil da Revista Exame
Valle Rústico, Guri e Osteria Della Colombina entraram na listagem feita por 64 jurados, formados por renomados jornalistas, chefs de cozinha e influenciadores de gastronomia.
21/04/2023 18h37
Por: Marcelo Dargelio

Três restaurantes das cidades de Garibaldi (dois) e Bento Gonçalves (um) ficaram na listagem dos 100 melhores restaurantes do Brasil da Revista Exame. A escolha foi feita por um júri de 64 pessoas renomadas críticos e influenciadores da deliciosa arte de comer e beber. Esta foi a segunda eleição feita pelo meio de comunicação.

Entre os jurados havia chefs renomados, jornalistas especializados em gastronomia e culinária, bem como influenciadores que apreciam a boa mesa. Cada especialista apontou dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância. O primeiro lugar na votação foi o restaurante Casa do Porco, a incensada casa no centro de São Paulo comandada por Jefferson Rueda e Janaína Torres Rueda.

Entre os melhores classificados na Serra Gaúcha, o Valle Rústico, do chef Rodrigo Bellora, ficou em 19º lugar. Nascido há mais de uma década no Vale dos Vinhedos, em Garibaldi, com o objetivo de ser um espaço ecogastronômico, o Valle Rústico tornou-se rapidamente uma referência fastronômica. Com isso, o estabelecimento elevou o conceito slow food a outro patamar. Praticamente todos os ingredientes servidos pelo Valle Rústico saem da própria horta do restaurante ou de produtores da região – todos orgânicos. A casa também incentiva uma experiência completa: os clientes são convidados a sentar em volta da fogueira para beber vinhos gaúchos e conversar.

De Bento Gonçalves, apareceu no 72º lugar o restaurante Guri Cozinha de Origem. Localizado na localidade do 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, o restaurante do chef Enio Valli se impôs a meta de resgatar receitas, ingredientes e técnicas de cocção tradicionais dos pampas gaúchos. Daí que todos os pratos são preparados no calor da brasa e todos os insumos saem de pequenos produtores do Sul do Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

Na 79ª posição apareceu o Osteria Della Colombina, da localidade de Linha São Jorge, no interior de Garibaldi. Sob o pretexto de “cozinha afetiva”, a chef Odete Bettú Lazzari trouxe receitas que aprendeu na infância para criar o menu. Este remete às refeições em família. Inclui polentas, sopa de capeletti, a típica carne lessa, salada, nhoque de três queijos, galinha com tomate, sobremesa, licores e frutas. E tudo é servido quantas vezes o cliente quiser. Além disso, o restaurante produz praticamente todos os produtos que são servidos.