Meio Ambiente Deu ruim
Obra da Prefeitura de Bento é autuada por dano ambiental no Vale dos Vinhedos
Quem deveria dar exemplo, acaba cometendo infrações ambientais na cidade. Caso foi acionado pelo Ministério Público
09/04/2023 19h47 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio

Bento Gonçalves, a cidade que viveu recentemente muitos problemas com crimes ambientais, teve mais um caso de dano ao meio ambiente, desta vez envolvendo quem deveria fiscalizar este problema: a Prefeitura de Bento Gonçalves. Uma obra realizada pelo poder público no Vale dos Vinhedos foi autuada por estar provocando danos ambientais. A solicitação foi feita pelo Ministério Público.

De acordo com informações do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) o Ministério Público Estadual solicitou que uma guarnição fosse até uma obra da Prefeitura de Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos. Trata-se de um pórtico que está sendo construído pelo poder público para identificar o acesso ao distrito.

Durante inspeção no local, os policiais militares flagraram a intervenção em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada junto ao arroio Pedrinho. Foi realizado o levantamento ambiental, através do georreferenciamento e levantamento fotográfico. Segundo os policiais ambientais, a obra da prefeitura está sendo executada às margens do recurso hídrico, ultrapassando o limite determinado pela legislação.

Continua após a publicidade

Com os dados obtidos no local, foi confeccionado um Auto de Constatação de Dano Ambiental, que será encaminhado ao Ministério Público, bem como lavrado um Boletim de Ocorrência Policial.