Viagens Um lugar para visita
Casa da Ovelha é um dos atrativos diferenciados de Bento Gonçalves
Parque vem recebendo cada vez mais visitantes da cidade e também de fora dela oferecendo experiências que impressionam quem passa pelo local.
08/04/2023 13h37
Por: Marcelo Dargelio

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é uma cidade conhecida por seus vinhos e pela tradição italiana. Porém, há um lugar um tanto inusitado e encantador que atrai a atenção de visitantes de todas as partes: o Parque Casa da Ovelha. Inserida no roteiro turístico Caminhos de Pedra, a Casa da Ovelha é um projeto criado há mais de 20 anos. O objetivo era criar um espaço para a produção de queijos, iogurtes e outros produtos derivados do leite ovino, além de oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto esses animais tão curiosos.

O passeio começa na loja, onde é possível encontrar diversos produtos feitos na propriedade, como queijos, doces, iogurtes, cosméticos e artigos de lã. A indústria processa, aproximadamente 250 mil litros de leite por ano. Esta produção é transformada em iogurtes, doces, queijos e cosméticos. A casa que abriga o laticínio proporciona uma viagem no tempo. Construído por imigrantes italianos em 1917, o casarão de entrada do Parque da Ovelha mantém suas características originais. O prédio histórico é testemunha do desenvolvimento e da cultura local.

Em seguida, os visitantes são conduzidos ao campo, onde estão as ovelhas. A equipe da Casa da Ovelha é muito atenciosa e explica tudo sobre os animais, desde sua alimentação até os cuidados com a lã. Depois de conhecer as ovelhas, os visitantes são convidados a participar de recebe um piquenique exclusivo com os alimentos sem lactose, glúten, aromatizantes, estabilizantes e conservantes, que são oferecidos pelo parque.

Dá para desbravar os 24 hectares de terra à bordo de um off road 4x4, com um grupo de até 6 pessoas. Lá você vai ver 50 tons de verde, respirar ar puro, acompanhar a amamentação dos cordeirinhos com dias de vida e ainda conhecer como é o dia a dia na fazenda. Neste passeio, você ainda vê os border collies conduzindo 200 ovelhas e observa o comportamento do Marley, o Pastor Maremano do parque, que cuida das ovelhas no campo. Para quem não sabe, cães da raça Maremano são especialistas em cuidar rebanho de ovelhas. Brancos como a neve, e com pelagem alta, esses animais ficam no meio das ovelhas e não deixam que os predadores se aproximem do rebanho. 

Continua após a publicidade

Aves de rapina são uma atração à parte

A falcoaria é uma das atividades que mais encanta os turistas que visitam o Parque da Ovelha. O modo como as aves de rapina agem, a confiança delas no falcoeiro e a inteligência destes animais, emociona os visitantes. Para os fãs de Harry Potter, o vôo da coruja mexe com o imaginário e aguça a nostalgia do filme. O Parque da Ovelha é um dos poucos lugares da América Latina que tem a atividade da falcoaria.  As aves precisam de treinamento, confiança e o falcoeiro precisa de diversas licenças e responsabilidades legais e ambientais para trabalhar com esses pássaros. 

Continua após a publicidade

O treinamento começa com a ave filhote e é uma relação contínua. O processo é lento e a recompensa para cada tarefa executada ocorre por meio de petiscos. No parque, ocorre uma mostra e explicação histórica, prática e cultural da importância das aves de rapina para o meio ambiente e o papel que ainda desempenham para a sociedade. 

A Casa da Ovelha é uma experiência única e encantadora para quem visita Bento Gonçalves. É um lugar que une gastronomia, cultura e natureza, e que deixa uma lembrança muito especial em quem passa por lá. Os ingressos custam a partir de R$ 140 para adultos, sendo que crianças de 6 a 10 anos e idosos a partir dos 60 anos pagam R$ 70,00.