Geral Deu ruim
Empresa de Transportes de Bento Gonçalves é flagrada com quase 400 funcionários irregulares
Segundo o Ministério do Trabalho, para fugir dos encargos trabalhistas, empresa contratava colaboradores como MEI, mas exigia cumprimentos de carga horária e dias de trabalho, por exemplo.
05/04/2023 19h06
Por: Marcelo Dargelio

Uma empresa de transportes de Bento Gonçalves foi alvo de fiscalização do Ministério do Trabalho nesta semana. O estabelecimento estava com quase 400 funcionários trabalhando para ela de forma irregular. O objetivo, segundo a Gerência Regional do Trabalho, era evitar os encargos trabalhistas com esses trabalhadores.

De acordo com o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte, trata-se de uma grande transportadora de Bento Gonaçlves, porém o nome não será divulgado. Ele revela que o órgão tinha recebido algumas denúncias de trabalhadores que não teriam recebido seus direitos trabalhistas e não tinham sua carteira de trabalho assinada.

Fiscais do Ministério do Trabalho foram até a empresa e constaram que a irregularidade era maior do que pensavam. Foram encontrados 390 registros de trabalhadores como se fossem prestadores de serviço. Todos eles eram registrados como se fossem Microempreendedores Individuais (MEI), com o objetivo de evitar o pagamento de encargos trabalhistas, como férias e 13º salário. Corte explicou que as funções eram de motorista, auxiliar administrativo e ajudante de carga e descarga, sendo que a empresa mantinha um registro de ponto específico para estes trabalhadores.

Continua após a publicidade

Vanius Corte lembra que aqueles que contratam empregados, como PJ ou MEI, na intenção de se isentar das responsabilidades trabalhistas, estão fraudando a legislação. Com a consequente comprovação do vínculo empregatício com estes profissionais, a empresa de transportes será obrigada a arcar com todos os direitos trabalhistas destes trabalhadores. Além disso, poderá ter que arcar com valores referentes a direitos retroativos. A empresa foi autuada pela falta de registro funcional dos trabalhadores e notificada para registrá-los de forma imediata.