Comer e Beber Eventos
Domingo para curtir a maior Uvada do Mundo em Pinto Bandeira
Evento acontece a partir das 10h e terá o tradicional tombo da uvada por volta das 14h, na Praça da Matriz.
12/03/2023 08h03
Por: Marcelo Dargelio

Todos os caminhos levam ao município de Pinto Bandeira neste domingo, 12 de março. O compromisso: registrar e participar da maior uvada do mundo. O evento acontece desde as primeiras horas da manhã, na Praça da Matriz do município. Haverá shows musicais, apresentações de dança, feira dos produtos dos agricultores e a produção de pães coloniais, para que quando a “estrela do dia” ficar pronta, todos poderem saboreá-la com um pão quentinho. As atividades iniciam a partir das 10h.

A expectativa é receber mais de 10 mil pessoas para o evento. A atividade reunirá 90 agricultores do município na Praça da Matriz onde irão produzir, de forma manual, uma tonelada do doce cremoso de uva – também conhecido como “uvada” ou “chimia”. Conforme o representante do Rotary de Bento Gonçalves São Francisco, José Emanueli Junior, a atividade tem como objetivo resgatar a antiga tradição dos italianos. “O evento integrará 45 duplas de agricultores e líderes das comunidades de Pinto Bandeira, onde, com seus “tachos de cobre”, “méscolas” e a alegria contagiante, mostrarão ao público visitante a arte de uma tradição secular praticada pelos antigos imigrantes italianos, os quais ao final de cada safra de uva reuniam-se em torno de seus “tachos” e após longas horas de trabalhos, eram seduzidos pelo sabor de uma uvada. Será produzido uma tonelada do famoso doce cremoso de uva de uma única vez,” explica José Emanueli. 

A preparação do doce demora em torno de sete horas, então a previsão para a realização do “tombo da uvada” está marcado para às 14h e a sua comercialização a partir das 14h30min. Além disso, haverá outras atrações como shows, apresentações de dança, feira dos produtos dos agricultores e a produção de pães coloniais, para que quando a “estrela do dia” ficar pronta, todos poderem saboreá-la com um pão quentinho. A Prefeitura também terá uma tenda, onde o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, estará cozinhando polenta, batata e outros alimentos feitos em fogão à lenha para as famílias que estarão participando da ação. 

Mesmo sendo apenas a primeira edição do evento, a Festa já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e já está no calendário de eventos anual de Pinto Bandeira. Segundo o prefeito Hadair Ferrari, a comunidade abraçou a ideia, pois além de ser uma comemoração pelo encerramento da colheita da uva, também conseguirão arrecadar fundos para a restauração do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia – também conhecida como Igreja Matriz. “A população abraçou o evento como muita alegria, pois eles se sentem valorizados após um árduo trabalho durante a colheita e junto disso, ainda conseguirão ajudar na restauração da Igreja Matriz, que é um desejo de todos os moradores,” destacao prefeito. 

Continua após a publicidade