Cultura Resgate cultural
Historiadora promove oficina gratuita de salvaguarda de acervos históricos e artísticos
Com vagas limitadas, participantes aprenderão como higienizar e conservar fotos antigas, documentos, objetos históricos e obras de arte de acervos públicos ou privados.
14/02/2023 13h35 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio

Quem tem fotos antigas de seus familiares, documentos, livros e objetos tem uma ótima oportunidade de participar de oficinas gratuitas para valorizar e conservar todo este acervo. A oportunidade surge através do projeto "Exposição de acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos", da historiadora Cristine Tedesco. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando neste link e as oficinas começam no dia 11 de março.

De acordo com Cristine Tedesco, o projeto oferece oficinas para a salvaguarda de fotografias, imagens tridimensionais, obras de arte, livros e documentos, a serem realizadas no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves. Serão oferecidos todos os materiais para realização das oficinas, as inscrições são gratuitas, com total de 10 vagas e 50 horas de duração, sendo 20 horas práticas e 30 conceituais. Cristine destaca que nos encontros conceituais, serão discutidas estratégias para acessibilidade nos acervos documentais, visuais e nos percursos expositivos, com base em pesquisas desenvolvidas pelos professores ministrantes, participações em cursos no Brasil e no exterior, além das experiências da equipe em outros projetos com acessibilidade.

Após a finalização das oficinas, será realizada uma exposição na sala de exposições temporárias do Museu do Imigrante, com apresentação dos resultados à comunidade. A mostra contará com audiodescrição dos objetos, fotografias, livros e documentos que forem submetidos aos métodos de higienização e conservação durante as oficinas do projeto, além de vídeo documentário dos processos, com tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Continua após a publicidade

Por fim, será publicado um catálogo digital da exposição, com textos sobre conservação de acervos, fotografias dos itens apresentados na mostra e diretrizes para percursos expositivos com tecnologias de acessibilidade.

O projeto oportuniza ainda a contratação de profissionais da cidade e região, com participação das historiadoras Cristine Tedesco e Sabrina de Lima Greselle, dos conservadores-restauradores Juliane Cescon e Fernando Pozzer, do agente cultural Sandro Giordani, da designer Thaís Macedo e do curador Micael Biasin.

Cristine Tedesco é Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Continua após a publicidade

INFORMAÇÕES DO PROJETO

"Exposição de acervos históricos e artísticos com acessibilidade: tecnologias, conceitos e métodos"

Proponente: Prof.ª Dr.ª Cristine Tedesco.

Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04 e 15/04 (sempre aos sábados).

Horário: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Local: Museu do Imigrante.

Quanto: Inscrições gratuitas e materiais inclusos.

OBS: Os participantes receberão certificado de 50 horas, mediante frequência de 80% dos encontros.

Link para inscrição: https://forms.gle/Vz5bNvHF3rYffwmk8

Financiamento: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

Apoio: Ártemis - História, Arte e Cultura, Museu do Imigrante de Bento Gonçalves