A intolerância religiosa é um dos grandes problemas dentro de uma sociedade tão diversa como a nossa. Em uma cidade como Bento Gonçalves é possível encontrar muitas crenças e com elas vem o preconceito que, por vezes, é apenas falta de conhecimento sobre o assunto. Com isso, o presidente do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio, realizou uma reunião com o Secretário Geral de Governo, Márcio Possamai juntamente com o Secretário de Cultura, Evandro Soares, para discutirem algumas pautas como a da intolerância religiosa, representatividade negra nos segmentos públicos e privados, dentre outras.
A reunião ocorreu na última quarta-feira, 08 de fevereiro, onde o presidente do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio, levou debates importantes para a administração pública, entre eles a questão da intolerância religiosa. “A intolerância religiosa é uma chaga da sociedade que vem desde a época da escravidão, assim como é o racismo. É um problema social que precisa ter um enfrentamento, pois muitas vezes a intolerância se dá pelo próprio preconceito em si e pela própria falta conhecimento do que gira em torno da das regiões de matriz africana. Como se diz, há muito mais lendas do que fatos,” explica Marcus.
Em Bento Gonçalves, as religiões predominantes são a católica e evangélica, mas não é por isso que o respeito não deve prevalecer. “Independentemente se há um maior número da religião X ou um menor número de determinada religião Y ou simplesmente não simpatiza, é preciso – no mínimo – respeitar. Sabemos que as religiões de matriz africana não são vistas, mas estamos trabalhando com a população para que isso mude, dando visibilidade ao assunto juntamente com o Conselho Municipal dos Povos de Matriz Africana,” destaca o presidente do Movimento Negro Raízes e também do Conselho Municipal.
Durante a reunião, também foi conversado sobre um estudo, que já estava em andamento, sobre uma pacificação e entendimento entre o poder público e as casas religiosas africanas, o qual será posto em prática nos próximos meses - mas que não foi informado mais detalhes do que será realizado - além da questão da representatividade Negra nos segmentos público e privado e outras pautas de referência.
Reunião com o coordenador da 16ª CRE
O presidente do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio, também visitou o coordenador da 16ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Alexandre Misturini, onde formalizaram a parceria e planejamento de ações antirracistas conjuntas entre o Movimento e a rede estadual de abrangência da 16ª CRE, que se compõe de 67 Escolas distribuídas em 25 municípios.
As escolas receberão como aulas extras na matriz curricular, dinâmicas do Movimento pontuadas no viés educacional, sobre Cultura Negra e os temas que a orbitam.