Geral Crimes
Índices de criminalidade em Bento Gonçalves são os menores dos últimos 10 anos
Números foram apresentados pelo comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Artur Barcelos, na tarde desta sexta-feira, 6 de janeiro.
06/01/2023 14h23 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio

No ano de 2022, a população de Bento Gonçalves pode sentir um aumento na sensação de segurança nas ruas da cidade. Pelo menos é o que mostram os números dos índices de criminalidade do município no ano passado. A redução dos crimes, em sua maioria, é a maior dos últimos 10 anos. Os dados foram apresentados pelo comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Artur Barcelos.

Como o NB Notícias já tinha antecipado, o número de homicídios caiu quase 45%, diminuindo de 40 casos em 2021, para 22 no ano passado. Porém, outros números destacam o bom trabalho realizado pelos órgãos de segurança no município. Os casos de roubo de veículo foram apenas 11 registrados em todo o ano passado, menos de 1 registro por mês. Em 2015, por exemplo, este tipo de crime chegou a acontecer 108 vezes na cidade. O mesmo valoe para os furtos de veículos, que foram 99 em 2022, e chegaram ser 486 em 2015. Deste total, 238 veículos foram recuperados ao longo do ano.

Além disso, foram realizadas 834 prisões ao longo do ano, média de pouco mais de 2 prisões por dia. Em 2022 também foi o ano das maiores apreensões de drogas. Foram 348 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack apreendidos pela Brigada Militar. O número de pessoas abordadas em 365 dias chegou a 51.836 pessoas.

Continua após a publicidade

O único dado que registrou aumento foram os casos de roubo a estabelecimentos comerciais, que subiram de 30 casos em 2021 para 37 no ano passado. Porém, o comandante do 3º BPAT destaca que os números ainda são baixos, comparados com anos anteriores. "Chegamos a ter 271 roubos a empresas da cidade em 2015. Esse número tão acentuado nunca mais se repetiu", revelou Barcelos.

Loading...

O tenente-coronel destaca que o sucesso do trabalho feito de forma conjunta e integrada pelos órgãos de segurança têm garantido a redução dos índices de criminalidade em Bento Gonçalves e também na região. "Precisamos continuar aprimorando este trabalho de inteligência, que vem dando certo e intimidando os criminosos que seguem agindo aqui em nossa cidade e em nossa região", finalizou Barcelos.

Continua após a publicidade

Confira os números dos índices de criminalidade em Bento Gonçalves