A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou por unanimidade as mudanças no Regime de Previdência dos Novos Servidores durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 19. Também foram aprovados os projetos de duas nomeações de ruas e duas moção de aplauso.
A modificação no Regime de Previdência dos Novos Servidores foi necessária para seguir às exigências do Governo Federal e de acordo com a assessoria da Prefeitura de Bento, o projeto visa mudar alguns critérios, mas sem atingir os servidores atuais ou inativos. "Não haverá alteração nas regras vigentes e aplicáveis aos atuais servidores ativos e inativos. O projeto encaminhado prevê os novos critérios para a aposentadoria de novos servidores, o pagamento da aposentadoria especial e da aposentadoria a servidores com deficiência, os desligamentos por invalidez ou compulsórios e da adesão do FAPSBento ao pró-gestão, liberando possibilidades de investimento mais atrativas e seguras," explica a assessoria.
As principais mudanças seriam:
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG), Neilene Lunelli, destaca que antes do projeto ser votado na Câmara, buscaram alternativas que não afetassem tão gravemente os servidores. "O Regime Próprio de Previdência dos nossos servidores é uma das prioridades para o SINDISERP, que sempre acompanha atentamente o tema. As mudanças que agora ocorrerão são fruto da Emenda Constitucional 103/2019, ou seja, é uma obrigatoriedade, decorrente de determinação federal, que mais cedo ou tarde seria implantada no Município. A justificativa é amenizar o déficit existente. Logo, dentro do que era possível atuar, o SINDISERP uniu forças para buscar amenizar no máximo possível as consequências para os servidores e, num grande esforço, conseguiu garantir aos atuais funcionários públicos de bento Gonçalves a manutenção de todas as regras hoje vigentes, o que é uma grande vitória," frisa a presidente do Sindiserp-BG.
Neilene também frisa que as novas mudanças só valem para 2023 e que continuarão na batalha para garantir melhores condições. "As alterações aplicar-se-ão, então, aos novos servidores, sobre os quais não há opção. Como é tendência, cada vez mais vem sendo tolhidos os direitos dos trabalhadores públicos, sempre na justificativa de que é preciso equacionar as contas. Dessa forma, o SINDISERP expõe ter feito o possível para amenizar o impacto, dentro da sua competência, considerando uma vitória a manutenção das regras aos atuais servidores e prometendo aos novos funcionários que permanecerá na luta para melhores condições," finaliza Lunelli.
Na sessão de segunda, 19, também foram aprovados a nomeação de duas ruas de Bento Gonçalves:
Além de duas Moção de "APLAUSO" de autorias do vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA), uma para a "ASSOCIAÇÃO ESPORTE CLUBE ÁGUIA DOURADA", pelos títulos conquistados e pelo trabalho Social desenvolvido ao longo dos anos, com crianças e adolescentes através do Esporte, na cidade; e outra aos peões e prendas: Arthur Luiz Kuffel 2° Guri Farroupilha da 11a RT, Beatriz Paese 3a Prenda Mirin da 11a RT, Isadora Biesek Castellani ia Prenda Juvenil da 11a RT e Pedro Henrique Basso Gomes, Peão Farroupilha da 11a RT, pelos títulos e trabalhos conquistados e realizados na 11ª Região Tradicionalista dentro do Movimento e Cultura Tradicionalista de Bento e Região.