O governador Ranolfo Vieira Júnior assinou, na tarde desta quinta-feira (15/12), em cerimônia no Palácio Piratini, a ordem de reinício das obras de pavimentação da ERS-347, no acesso ao município de Lagoão, na região central do Estado.
A execução da obra contemplará serviços de pavimentação, drenagem, obras de arte correntes (estruturas para transpor obstáculos), obras complementares e sinalização. Com a assinatura, está autorizada a execução da primeira etapa da obra, no valor de R$ 3 milhões. O valor total do contrato é de R$ 28 milhões, para a pavimentação do trecho de 27,54 quilômetros da rodovia entre os municípios de Segredo e Lagoão.
“Todos que transitam por essa estrada sabem o quanto esse acesso municipal era aguardado e a importância desta obra para o desenvolvimento da região. A possibilidade de realizarmos esta obra, assim como tantas outras que estão espalhadas pelo Estado, faz parte da virada de jogo que o Rio Grande do Sul vive. Quando assumimos o governo, em 2019, eram 63 municípios sem acesso asfáltico. Vamos finalizar o mandato com 45 desses acessos concluídos ou em execução. Isso só foi possível pela recuperação da capacidade de investimento”, disse o governador.
Com base em lei federal que possibilita a cessão contratual, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) conseguiu realizar a transferência de contrato A obra foi transferida da empresa responsável anterior e que não apresentou condições técnicas de executar a obra, para a empresa Dalfovo. O ato de transferência foi publicado no Diário Oficial no início de dezembro, tornando o contrato apto para ter a ordem de reinício assinada.
Também participaram da cerimônia de assinatura o secretário de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, deputados estaduais e prefeitos da região.
Texto: Thamíris Mondin e Ascom Selt
Edição: Secom