Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão aprova emissão de debêntures incentivadas para projetos sustentáveis
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Alessandro Molon: projeto contribui para expansão do mercado de green bonds A Comissão de Meio Ambiente e Desen...
07/12/2022 16h50
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Alessandro Molon: projeto contribui para expansão do mercado de green bonds - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei 4516/21, que permite a emissão de debêntures incentivadas para financiar projetos de investimento em desenvolvimento sustentável (debêntures verdes).

A medida beneficia projetos em áreas como energia renovável, gestão de resíduos sólidos, agricultura de baixo carbono e proteção de ecossistemas, entre outros elencados na proposta.

Os responsáveis pelos projetos poderão emitir as debêntures no mercado e captar recursos de investidores, que receberão, em contrapartida, benefícios tributários.

Continua após a publicidade

De autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e outros, o projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

Potencial
Molon afirmou que a medida tem potencial de contribuir para o atingimento das metas de redução de gases de efeito estufa e está alinhada aos objetivos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), prevista na Lei 12.187/09.

“A inclusão expressa dos projetos de desenvolvimento sustentável na lei tende a oferecer mais segurança jurídica, atrair mais investidores e contribuir para a expansão do mercado de green bonds, consolidando o Brasil como um país de destaque no desenvolvimento de investimentos ambientalmente sustentáveis”, disse.

Continua após a publicidade

Atualmente, as debêntures incentivadas para projetos ambientalmente sustentáveis já existem no Brasil, mas estão amparadas por um decreto. A proposta inclui estes títulos na Lei 12.431/11, que trata da tributação das debêntures incentivadas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei