Geral Novidade para 2023
Bento contará com ambiente experimental para projetos de inovação
O Programa SandBox Bento Gonçalves deve iniciar em 2023 e buscará fomentar e apoiar a inovação, seja no desenvolvimento de negócios inovadores, bem como em técnicas e tecnologias experimentais no município.
02/12/2022 13h34 Atualizada há 3 anos
Por: Renata Oliveira
O Programa SandBox Bento Gonçalves deve iniciar em 2023 e buscará fomentar e apoiar a inovação, seja no desenvolvimento de negócios inovadores, bem como em técnicas e tecnologias experimentais no município. Crédito: Reprodução

Buscando incentivar a inovação juntamente com o empreendedorismo, a Prefeitura lançará a partir de 2023 o "programa SandBox Bento Gonçalves", que tem como objetivo auxiliar empresas a realizarem testes de produtos, serviços ou tecnologias, em um ambiente experimental, por prazo determinado, sem a necessidade de passar pelos procedimentos tradicionais exigidos pelos órgãos. 

O objetivo do programa SandBox Bento Gonçalves, divulgado no Diário Oficial do município dia 21 de novembro, é regulamentar a constituição e prever normas gerais de funcionamento de ambiente regulatório experimental, cuja finalidade é servir como instrumento para fomentar e apoiar a inovação, seja no desenvolvimento de negócios inovadores, bem como em técnicas e tecnologias experimentais no município, criando assim um ambiente propício e tornando a cidade atraente para a inovação. 

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, Milena Bassani, o programa ajudará com que o próprio município cresça positivamente. "Além de desenvolver todo ambiente na área de inovação do nosso município o tornando atrativo e competitivo nessa área, poderá promover ganhos de eficiência, redução de custos e a ampliação do acesso do público em geral a produtos e serviços," destaca a Secretária. 

A iniciativa deve iniciar em 2023 através de um processo de seleção, feito pela Comunicação de Interesse em Propostas de Testes em ambientes experimentais, a ser proposto e divulgado por meio dos canais oficiais da gestão pública, e demais meios que possam ser estabelecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Continua após a publicidade

Para se candidatar, a empresa precisa demonstrar capacidade técnica e financeira e não estar impedida de contratar com a administração pública, entre outros requisitos. Cabe também à empresa indicar quais normas pretende utilizar para a realização dos testes e os benefícios esperados.

Após avaliação, é concedida uma autorização provisória. Ao término de cada ciclo experimental, será emitido um parecer, com a divulgação dos resultados obtidos.